Pular para o conteúdo principal

Proposta para o Ministério do Meio Ambiente, da Conservação da Natureza e da Segurança Nuclear

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, CONSERVAÇÃO DA NATUREZA E SEGURANÇA NUCLEAR - PROPOSTA

CLIMA E ENERGIA


Agir sobre a mudança climática e garantir a segurança energética são questões cruciais para o nosso futuro. O governo deve priorizar a mitigação das mudanças climáticas e a transformação do nosso sistema energético. As políticas federais devem incluir o aumento da utilização de energias renováveis​​, maior eficiência energética e o comércio das emissões de CO2, o qual está sendo tocado de forma secundária em nosso país.


Transformação do Sistema de Energia

A "transformação do sistema de energia" refere-se à transição para as energias renováveis ​​e a eficiência energética. O governo deve fixar metas para que o fornecimento de energia no Brasil deva ser gerado principalmente a partir de fontes renováveis. Isto requer que o nosso sistema de fornecimento de energia seja reestruturado, o que levará o nosso país a novos desafios econômicos e tecnológicos. O Brasil possui uma matriz energética muito adequada, baseada principalmente nas usinas hidrelétricas, mas a geração térmica continua a ter um papel muito importante, principalmente em casos de escassez nas bacias hidráulicas.


Clima

Nossa atmosfera é um pequeno milagre da natureza. Ela contém os chamados gases de efeito estufa, que formam uma camada protetora ao redor da terra e impedem que a emissão de calor da terra desapareça no espaço. A Terra seria muito fria sem estes gases de efeito estufa. Em vez disso, temos uma temperatura constante de cerca de 15 graus Celsius. Nosso problema hoje é que a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera tem aumentado muito. Os governos de todas as nações não têm tratado esse assunto com a devida prioridade, a começar do nosso. 


O Comércio de Emissões

No Protocolo de Kyoto, negociado em 1997, os países industrializados participantes comprometeram-se a uma redução de 5% nas emissões de gases nocivos ao clima - como o dióxido de carbono - no período 2008-2012, em comparação com 1990. Isso propiciou a criação de uma modalidade de negócio, o comércio de emissões, em que as nações poluidoras compram créditos das que não poluem. O Brasil tem uma vantagem comercial enorme nessa área e ela tem que ser melhor gerenciada. 


O Ministério do Meio Ambiente deve implementar um mecanismo sério de controle da venda de licenças de emissão para a Iniciativa Climática. A Iniciativa Climática consiste em um conjunto de medidas nacionais e internacionais, as quais o Brasil pode desempenhar um papel proeminente. O objetivo é explorar o potencial maior existente no país para reduzir as emissões de uma forma eficaz e em larga escala.

Eficiência Energética

A demanda por energia é crescente em todo o mundo. A situação nos mercados de energia está piorando e os preços da energia estão subindo. A queima de combustíveis fósseis está aumentando e acelerando a mudança climática. Melhorar a eficiência energética tem um efeito positivo sobre os preços da energia, reduz as emissões do nocivo dióxido de carbono (CO2), aumenta a segurança do abastecimento e neutraliza os conflitos de distribuição de energia.


Energia Renovável

Os combustíveis fósseis, petróleo, carvão e gás, têm duas grandes desvantagens: a sua disponibilidade não é infinita e sua combustão gera emissões prejudiciais ao clima, causando consideráveis ​​danos e custos subsequentes. O aumento da utilização de energias renováveis ​​é, portanto, não só razoável, mas também tem benefícios macroeconômicos. O Brasil deve, portanto, acelerar drasticamente o uso de energias renováveis.


SEGURANÇA NUCLEAR E PROTEÇÃO RADIOLÓGICA

Segurança Nuclear


O manejo seguro e ambientalmente saudável dos elementos combustíveis irradiados de usinas nucleares, de resíduos radioativos provenientes da energia nuclear, o desmantelamento das instalações nucleares, indústria, medicina e pesquisa, são um pré-requisito indispensável para o uso de material radioativo.


Proteção Radiológica


A radiação pode ser prejudicial para os seres humanos e para o ambiente. Portanto, os valores limite são estabelecidos para evitar qualquer dano verificável. Os regulamentos vigentes devem ser atualizados para cobrir não apenas a radiação feita pelo homem, mas incluir também níveis elevados de radiação de fontes naturais.

ECONOMIA, PRODUTOS E RECURSOS

Economia e Meio Ambiente


Em uma geração a demanda matérias primas a nível mundial dobrou - de 35 bilhões de toneladas em 1980 para aproximadamente 70 bilhões de toneladas em 2010. Deve ser o nosso objetivo utilizar matérias-primas de forma responsável e, assim, quebrar a espiral de consumo de recursos.


Por outro lado, os nossos portos devem ser vistoriados de forma constante, para que se evite seu uso como entreposto de produtos cuja comercialização é condenada pelas entidades internacionais. 

Produtos e Meio Ambiente

O consumo de energia em domicílios particulares gera mais de 25% de todas as emissões de gases de efeito estufa, e não está aqui incluída a fabricação de bens de consumo. Isto implica duas coisas: o consumo tem um impacto crescente sobre a situação econômica e social das pessoas, bem como sobre o meio ambiente. O uso e a fabricação criteriosa de bens, portanto, têm um grande potencial de reduzir a poluição ambiental. Temos que identificar esse potencial e aplicá-lo nas nossas políticas ambientais.


Natureza - Proteção das Espécies

A diversidade biológica em nosso planeta é estimada em 10 a 20 milhões de espécies. No entanto, esse número está diminuindo drasticamente. Em todo o mundo, a taxa de extinção é cerca de 1000 vezes maior do que seria em circunstâncias normais. O Instituto Chico Mendes lista 627 espécies animais nativas da estão ameaçadas de extinção. Já o Ibama, em seu relatório http://www.ibama.gov.br/documentos/lista-de-especies-ameacadas-de-extincao, tem uma lista interminável de plantas ameaçadas. A proteção das espécies animais e vegetais deve ser encarada com a maior seriedade. E não é só as plantas e animais que devem ser protegidos; os seus habitats também estão necessitando de proteção. Tudo isso requer medidas concretas a nível nacional, e acima de tudo, orientadas para uma mudança no comportamento de cada cidadão.


SAÚDE, SEGURANÇA QUÍMICA E NANOTECNOLOGIA

Saúde


A garantia do mais alto padrão de segurança deve ser uma prioridade desse Ministério. Esta prioridade deve se refletir em ações concretas de fiscalização,  estabelecendo os pré-requisitos para a segurança alimentar no país.


Proteção Química

Podemos dizer que a segurança química no Brasil é praticamente inexistente, dada a falta de recursos para implementá-la. Se centrarmos a nossa atenção nos 12 poluentes orgânicos mais persistentes, a chamada "dúzia suja", vemos que estas substâncias altamente perigosas (como o DDT ou dioxina) têm uma coisa em comum: elas são altamente tóxicas e degradam muito lentamente. Além disso, elas não permanecem onde são aplicadas: como são substâncias voláteis, elas podem cobrir grandes distâncias através da água ou do ar, especialmente na direção dos pólos da Terra.


Nanotecnologia

Este Ministério deve ter como prioridade o acompanhamento de tecnologias e processos que venham a facilitar a sua missão de tornar sustentável o uso pelo homem da natureza. A nanotecnologia está em plena fase de crescimento. Ela resumidamente trata da gestão, do estudo e do uso de estruturas muito pequenas. A criação de substâncias em escala nanométrica permite o surgimento de novas funções e propriedades dos materiais, por exemplo, a dureza e resistência à fratura, como também a condutibilidade e a capacidade de armazenamento. No médio prazo, a nanotecnologia deverá ter um impacto enorme sobre quase todas as áreas da indústria. Outro assunto de interesse imediato é o grafeno.


ÁGUA. LIXO E SOLO

Gerenciamento dos Recursos Hídricos


As políticas de proteção da água no Brasil devem se concentrar principalmente em manter ou restabelecer o equilíbrio ecológico das massas de água, em garantir o abastecimento de água potável, e em garantir em longo prazo todos os usos da água em benefício do público em geral. As políticas de proteção da água são, em especial, com vistas a prevenir a poluição do solo e da água com substâncias perigosas.


Gerenciamento do Lixo

A chave para a política de gestão de resíduos é responsabilizar o produtor. Através desta iniciativa já estarão criadas as condições para que se evite o acúmulo de resíduos de forma eficaz e ambientalmente saudável já na fase de produção. Os produtores e distribuidores devem conceber os seus produtos de maneira a reduzir a ocorrência de resíduos e permitir a recuperação ecológica.


Conservação do Solo - Locais Contaminados

A evolução dos nossos solos é resultado da combinação de fatores físicos (por exemplo, tempo), com químicos (por exemplo, ácidos naturais) e os biológicos (por exemplo, a minhoca) ao longo de milhares de anos.  Os locais contaminados são geralmente depósitos de resíduos abandonadas e instalações industriais, os quais causam alterações adversas ao solo e outros riscos para as pessoas em geral.


AR, MOBILIDADE E RUÍDO

Controle da Poluição do Ar


Os dados recentes sobre os efeitos da poluição do ar em nosso país são assustadores. Os índices de poluição nos grades centros urbanos são o resultado de uma política leniente por parte das entidades reguladoras. A demora na implantação de um diesel menos poluente, por pressão dos fabricantes de caminhões, são uma prova clara disso. Este Ministério tem por obrigação tornar prioritário o controle rigoroso da qualidade do ar em nossas áreas urbanas.


Mobilidade

É uma tarefa central da política de transportes sustentável tornar a mobilidade necessária às sociedades modernas ambientalmente saudável. Os crescentes volumes de tráfego são o desafio especial a ser enfrentado. Em muitos setores da política ambiental existem soluções para tornar as agressões ao meio ambiente bem reduzidas.


Proteção Contra o Ruído

O ruído prejudica consideravelmente a qualidade de vida. Altos níveis de ruído também podem representar um risco para a saúde. O barulho do trânsito é hoje um dos principais problemas ambientais em nosso país nas áreas mais densamente povoadas. Além disso, há as emissões de ruído no trabalho e na escola, durante as atividades de lazer, como esportes ou jogos e nas construções. Com a preocupação de melhorar a proteção contra o ruído, as políticas ambientais devem assumir seu papel nessa área

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a Democracia

Dificilmente iremos encontrar uma palavra mais sujeita às mais variadas interpretações como a do título deste Post. O exemplo maior entre tantos outros talvez seja a República Popular Democrática da Coréia , vulgo Coréia do Norte, que recentemente executou 30 funcionários da sua agência do clima por não terem previsto as fortes chuvas que assolaram o país. Para dirimir esta questão a Economist Intelligence Unit (EIU) , da revista inglesa The Economist - a mesma que criou o já famoso Big Mac Index, que avalia a paridade do poder de compra das moedas - criou em 2.006 o Democracy Index,  para examinar o estado da democracia em 167 países. O resultado está mostrado no mapa abaixo: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_democracia#:~:text=Na%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20mais%20recente%2C%20divulgada,a%20pior%20nota%2C%20com%200.26. Em fevereiro passado saiu a sua nova versão, o Democracy Index 2023, que sem muita surpresa classificou as 167 nações avaliadas e deu a relação das dez melh...

Sobre o MERCADO

Em uma reunião recente onde grandes representantes do Mercado estavam presentes, surgiu aquela frase que, quando chegou a mim, me levou a considerar apresentar aos meus poucos seguidores a minha visão do que entendo como Mercado. A frase foi a seguinte: "O Brasil só tem um problema, é o Problema Fiscal" Simples assim. O que leva um observador externo a concluir que uma vez resolvido este problema a desigualdade imensa com a qual convivemos irá aos pouc os ser amenizada. Para demonstrar quão limitada é a visão do que chamamos de Mercado vamos colher alguma noção do que ele tenta nos ensinar a seu respeito. Academicamente, o Mercado é definido como o processo de interação humana de troca voluntária de bens e serviços. Assim sendo ele envolve praticamente tudo o que conhecemos, nós somos parte dele e contribuímos de alguma forma para o seu funcionamento.. Por exemplo eu gosto imensamente de ir ao Mercado Municipal de Campinas. Sempre entro nele pela área das peixarias com seu ch...

Um Americano que conhece a China

Peter Hessler é um escritor e jornalista Americano que já escreveu vários livros sobre a China: 1 - River Town: Two Years in the Yangtze, é um livro de memórias de 2001, que fala de sua missão de ensino como membro do Corpo de Paz em um colégio em Fuling, Sichuan/Chongqing, a qual durou dois anos, de 1996 a 1998. 2 - Oracle Bones, onde ele explora o lado humano das transformações da China, observando a China atual e seus laços crescentes com o mundo Ocidental. Isso levou a China, que era vista como um lugar onde nada mudava a se transformar na região mais dinâmica da terra. 3 - Strange Stones, um livro de histórias onde ele leva os leitores a restaurantes do sul da China que servem ratos, mostra um perfil de Yao Ming, o famoso jogador de basquete chinês, fala de David Spinder, um historiador apaixonado pela Grande Muralha, escreve a respeito de um farmacêutico de um pequena cidade e seu relacionamento com as pessoas que o procuram..... 4 - Country Driving, foca na economia e no desenv...