Pular para o conteúdo principal

Apelo aos Eleitores de Centro

Meus caros Leitores

Estamos nos aproximando da hora em que o destino do nosso País será definido, e as perspectivas de termos uma boa solução estão ficando cada vez mais remotas. 

Faço aqui meu pedido aos que lerem meus argumentos, e concordarem com ele, que os divulguem pelos meios de tiverem em mãos: e-mail. Facebook, WhatsApp, e por aí vai. Minha esperança, talvez um tanto otimista, é que seja criada, mesmo em um núcleo restrito, uma semente de pensamento que consiga chegar aos ouvidos daqueles que têm a obrigação como cidadãos de pôr em prática as minhas sugestões. 

Vejamos o que temos pela frente. Pesquisa eleitoral publicada no Estadão em 06 de março nos apresenta o seguinte quadro:
  • Lula: 33,4%
  • Bolsonaro: 16,8%
Esses seriam os mais prováveis candidatos que seriam levados ao segundo turno caso a eleição fosse hoje. Os dois teriam 50,2% dos votos no primeiro turno. 

Como eu considero inaceitável tando a vitória de um como de outro, haveria a necessidade de um candidato de centro conseguir mais votos que Bolsonaro. Em outras palavras, dos 49,8% dos votos restantes ele teria que conseguir 16,9%. Vejamos como isso seria possível.

Primeiro vamos ver quais os candidatos dos quais difícil tirar votos e que estão na pesquisa:
  • Marina Silva: 7,8%
  • Ciro Gomes: 4,3%
  • Fernando Color: 1,2%
  • Manuela D'Ávila: 0,7%
O que perfaz um total de 14,0% dos votos. Restariam então 49,8% - 14% = 35,8% dos votos. 

Os candidatos do centro, aqueles que eu conseguiria deglutir, estão posicionados assim:
  • Geraldo Alckmin: 6,4%
  • Álvaro Dias: 3,3%
  • Michel Temer: 0,9%
  • Rodrigo Maia: 0,6%
num total de 11,2% dos votos. Isso quer dizer que ainda existem 35,8% - 11,2% = 24,6% de eleitores indecisos. Henrique Meireles não foi incluído na pesquisa, mas vamos por enquanto considerar que sua entrada não iria acarretar uma mudança grande nesses números. 

Vemos então que Geraldo Alckmin teria que arrebanhar, entre os 24,6% de indecisos, 16,9% - 6,4% = 10,5% deles. Ora, 10,5% de 24,6% corresponde a 42,7% dos indecisos. Estamos então dizendo que Alckmin teria que conquistar praticamente metade dos indecisos estimados na pesquisa. É evidente que, jogando parado como ele joga, essa missão é impossível. 

Álvaro Dias, Michel Temer, Rodrigo Maia e talvez Henrique Meirelles não vão ter a oportunidade de declarar voto em Alckmin no segundo turno, simplesmente porque Alckmin não estará no segundo turno. Só restaria a esperança desses 3 ou 4 desistirem de suas candidaturas no primeiro turno em favor de Alckmin, o que nessa fogueira de vaidades que é a nossa política também é inviável. 

Aí vem a minha proposta aos eleitores esclarecidos, que não querem Lula nem Bolsonaro; só lhes resta em 15 de novembro votar pragmaticamente. Eles devem verificar qual o candidato de centro com maior probabilidade e carregar seu voto nele. É até provável que nem seja o Alckmin, mas é imperativo que nós votemos no que tiver a maior chance em 15/11. 

Esqueçam por enquanto a hipótese de Lula estar impedido. Seus asseclas no STF já estão cuidando para que isso não aconteça, usando termos que não conseguimos entender, tais como "embargos de declaração", "infringentes", e outras palavras de um jurisdiquês estranho a nós vis mortais. 

Vou enviar esse Post ao maior número possível de pessoas, e espero que essa sugestão seja replicada por aqueles que concordarem com ela. 

Boa sorte para nós. 

PS: Vou até 15/11 estar atualizando (não consegui evitar o gerúndio) esses números para não perdermos de vista essa iniciativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi