Pular para o conteúdo principal

A Mensagem da Claudia

Neste Sábado tenho como obrigação pessoal lançar mais um Post, o qual vai ser lido por um grupo de algumas pessoas que conheço e muitas outras que nunca vou conhecer. Nos últimos 7 dias o CeticoCampinas foi acessado pelo Brasil (32 vezes), Estados Unidos (28), Argentina (3), Alemanha (2), Hong Kong (2), França (1), Moçambique (1) e Portugal (1). Isso me coloca na situação de, a cada 3 semanas, me afastar um pouco do meu papel de revisor voluntário da Khan Academy e cumprir minha missão de atender a esses abnegados que insistem em ler os meus rascunhos. 

Houve época em que esses acessos dispararam e eu passei a receber centenas deles da Rússia e dos Estados Unidos, e isso me encheu de orgulho até eu desconfiar de que se tratavam de robôs. Mas tudo bem; eu preciso me programar para ter assunto. Afinal com esse já são 254 Posts, e eu tinha preparado um tema, que já está pronto, a respeito de Orçamento Familiar, o qual eu entendo que deve constar das preocupações de muitos brasileiros e "alienígenas".

Só que o COVID19 me convenceu a estocar esse assunto, e tentar apresentar algo que se relacionasse com essa pandemia que está nos mantendo num enorme estresse. Informações já existem e estão circulando de todas as formas possíveis. Mensagens motivadoras também, a ponto de serem apresentadas alternativas de entretenimento que foram disponibilizadas pelos canais de TV fechada. 

Pensei então em uma mensagem que pudesse trazer algum conforto; algo que partisse de alguém que passa por um problema parecido com esse há anos, de forma solitária, e que está olhado essa situação de uma forma diferente da nossa, porque convive com o seu universo agressivo há tanto tempo que já aprendeu a tratá-lo de forma a extrair dele o seu lado bom. 

Não foi difícil achar essa pessoa; ela convive comigo há 46 anos e já me deu dois netos maravilhosos. Ela acaba de dar o seu depoimento no Facebook, e eu estou autorizado a replicá-lo aqui:


"Quando a gente está aprendendo a meditar temos que focar no corpo, né? 
Começamos pelo couro cabeludo e vamos, centímetro a centímetro, descendo as percepções na pele, relaxando a musculatura, e criando consciência do agora.
Então, até nessa tarefa simples eu tenho dificuldade. Minha mente voa direto para históricos médicos que eu tive no cabelo, na testa, no olho, nariz etc, etc.
Não consigo evitar.
Então descobri que, ao invés de barrar este pensamento, eu devia era mergulhar nele e lembrar de TODAS as doenças que eu já tive na vida: piolho, caspa, cérebro lesionado, terçol, conjuntivite, miopia, entupimento de via lacrimal, rinite...e vai descendo...mastite, hepatite, joelho ferrado... . Faço isso sempre que tento meditar. Vou visitando cada parte do meu corpo e revivendo a sua história de enfrentamento, vitória e adaptação. Agradeço a cada pedacinho e reverencio o seu poder de cura.

Então passo a todos os traumas e os seus lugares no meu corpo. As perdas, as dores, os medos, as tristezas....e tudo sempre se organizou. Agradeço aos eventos e, de novo, reverencio as experiências emocionais desgastantes no meu corpo forte. Mais do que isso, agradeço e amo as pessoas envolvidas nestes dramas. Sem julgamento.
E é incrível como isso me sereniza e me fortalece. O corpo é foda. Nosso emocional é foda. Ele dá conta de muito. Este procedimento me coloca em estado meditativo por muito tempo e, mais do que tudo, me faz Deus.
Eu sou perfeita.
Sou poderosa.
Sou inteira.
Eu nunca fui doente nem vítima, só interagi com o mundo e vivi experiências.
Então passo subitamente a ser apaixonada pelo meu corpo e a querer cuidar dele.
Sou forte, portanto, sou capaz de ___________.
Posso completar a frase com muita coisa. Sou capaz de ficar: velha, infectada, sozinha, fraca, pobre, triste, feia, paralisada, etc.
Por que eu sei disso? Porque o meu corpo tem me contado há décadas.
Bom, escrevo essa bobagem como uma sugestão de atividade. Revisite as suas histórias de contratempos físicos e afetivos e reconheça a força gigante que você tem.
Sempre teve.

Ao me autorizar a publicar no meu Blog seu depoimento, Claudia pediu pra eu descobrir alguma palavra que substituísse de forma adequada aquela que ela usou duas vezes: foda. 
Tentei várias e não consegui fazer a frase tão impactante. Deixei assim. Me perdoem.
Claudia apresentou os primeiros sintomas da Esclerose Múltipla em 2.002 e fechou o diagnóstico em 2.007. Foi, através da Neurologia da Unicamp, enquadrada do protocolo oficial do SUS que preconiza o uso da droga Interferon. Em janeiro de 2.014 escrevi o Post "A Vitamina D", no qual descrevi o processo de migração que ela decidiu fazer ao mudar em 2.013 para o protocolo do Dr. Cícero Coimbra, o qual tem como base a ingestão de doses maciças desse hormônio. O Post teve 611 acessos e até hoje recebe visitas. 



Recomendo a quem tiver pessoas próximas com problemas de doenças autoimunes a ler o Post acima. É impressionante a forma como ela foi tratada quando decidiu mudar o protocolo, a ponto da fornecedora do remédio ter ligado para ela em Guapé, MG, onde morava. 

A maneira corajosa como ela descreve o caminho que tomou a sua vida, a ideia que ela lançou, me pareceram adequadas a ser divulgadas nesse Post. Espero que a sua leitura seja de alguma utilidade nesse instante pelo qual estamos passando.



Comentários

  1. "Sou forte, portanto, sou capaz de entusiamar." Assim eu complementaria a frase da Claudia. Isto porque ela tem em si uma energia capaz de tocar, de sacudir ... de levar Deus para dentro de outras pessoas.
    Reze por todos nós, Claudia, mais do que nunca, nestes tempos de coronavirus, precisamos muito da sua luz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi