Pular para o conteúdo principal

A PARTICIPAÇÃO DO FUTEBOL NO MEIO SOCIOPOLÍTICO, e vice versa. Parte 2 - A CLASSE TRABALHADORA / A ELITIZAÇÃO DO FUTEBOL e POLITICAGEM NO FUTEBOL / MANIFESTAÇÕES ANTIGOVERNO - Enzo Fontenelle Alfonso

 

A CLASSE TRABALHADORA / A ELITIZAÇÃO DO FUTEBOL:

          Hoje isso pode parecer até mentira, mas a verdade é que as classes mais baixas sempre estiveram diretamente relacionadas ao futebol. A classe operária, por exemplo, foi responsável não só por popularizar o esporte que conhecemos hoje, mas também pela criação de gigantescos clubes que preenchem a história do mesmo, como por exemplo o Arsenal, River Plate, Corinthians, Manchester United, entre outros.

            Por que eu digo que isso pode parecer mentira? Pois bem, quem vê um time com uma história tão bonita como a do Manchester United e logo depois o vê torrando centenas de milhões da Família Glazer (Atuais donos do clube) em jogadores de gosto duvidoso como se não fosse nada, certamente não vai achar isso normal.

Isso não é um manifesto para dizer que os times devem continuar pobres, muito pelo contrário! Fato é que a inserção dos grandes donos do petróleo, marcas de energético ou até mesmo a promoção de todo um país utilizando a imagem do clube está matando o futebol como conhecemos. E isso tem sido um grande problema para todos aqueles que amam o esporte e já não reconhecem mais os clubes para que torcem.

O incentivo de uma maior capitalização e elitização do futebol já é realidade. Recentemente vimos a frustrada tentativa de Florentino Pérez, presidente do Real Madrid, de criar a Superliga. Apesar de o mesmo não pensar dessa maneira, a Superliga Europeia é basicamente a elitização do futebol encarnada, pois seria uma competição onde apenas clubes de ponta da Europa participariam, restringindo o acesso a clubes de menor porte e de países menores. Pois bem, a parte mais importante é que o torneio viria para substituir a Champions League, torneio democrático que conta com representantes de quase todos os países europeus, inclusive com clubes da Suíça, Bélgica, Romênia, Bulgária, enfim, países com o futebol menos desenvolvido e que movimenta menos capital.

  Felizmente, a possibilidade da criação desse torneio foi descartada, e os jogadores possuem um papel muito importante nisso, tal como ascensão social e econômica pela qual muitos passam/passaram. A ascensão econômica desses atletas os permitiu ocupar a posição que ocupam hoje, posição essa que não lhes era de costume. Ou seja, eles sabem o que é vir de baixo, conhecem a essência, pois são os verdadeiros fãs do futebol, não os cartolas e dirigentes desses clubes bilionários. Afinal, o futebol é um dos poucos esportes no mundo onde a criança pobre da periferia possui as mesmas chances de se tornar um profissional que o filho do dono das mais vastas zonas petrolíferas, e isso é um fato inegável. Os exemplos estão aí para todos verem.

O caso dos brasileiros principalmente, que estavam acostumados a jogar no barro, no terrão, apenas sonhavam em poder jogar a Champions League pelos clubes que jogam hoje. A maioria deles, inclusive pertencentes a classe baixa, a classe trabalhadora, e sabem o quão importante eles são para a nova geração. Dito isso, o posicionamento deles não poderia ser diferente, boicotaram o torneio e junto aos fãs, adiaram a sua realização.

            E novamente, voltando ao  papel da ascensão social, podemos pensar da seguinte maneira: Se a maioria dos jogadores de hoje não tivessem ascendido tanto economicamente quanto socialmente, tivessem vindo de famílias ricas, de classe alta, será que eles teriam se posicionado da mesma maneira? Estariam pensando apenas na enorme capitalização que um torneio como a Superliga Europeia geraria, assim como os dirigentes de Barcelona, Real Madrid e Manchester City pensaram? Tudo que posso dizer é que felizmente isso não ocorreu.

Tweet do jogador alemão Mesut Ozil protestando contra a criação da Superliga e ressaltando o sonho de toda a criança em jogar a Liga dos Campeões..Disponível em: https://twitter.com/foxsportsbrasil/.  

Torcedores do Africain Club, da Tunísia, expondo uma faixa com a frase: “Criado pelos pobres, roubado pelos ricos” durante amistoso contra o PSG. Disponível em: https://twitter.com/brfootball/

Torcedores do Chelsea protestando contra a criação da Superliga Europeia, torneio que visa a elitização e a maior capitalização do futebol. Disponível em: https://www.vox.com/.  

             Outra grande polêmica relacionada a classe trabalhadora e que gerou a comoção de muitos jogadores recentemente foram as péssimas condições que estão sendo impostas aos trabalhadores imigrantes no Catar, que estão preparando a casa para a próxima Copa do Mundo, em 2022.

Segundo o jornal inglês “The Guardian”, as péssimas condições de trabalho impostas, além de um intenso calor que beira os 50ºC, causaram a morte de mais de 6.500 operários responsáveis pela construção de oito novos estádios de futebol. Os estádios possuem o mais alto nível de tecnologia e estão sendo construídos às pressas, pois devem estar prontos até o fim de 2022.

            Isso obviamente gerou a insatisfação não só daqueles que irão consumir o “produto final” como daqueles encarregados por gerar o entretenimento, os jogadores, que como vimos anteriormente podem muito bem decidir a realização de um torneio. A seleção da Noruega foi a primeira a se manifestar sobre o assunto dentro das quatro linhas. Antes da partida contra Gibraltar em Março deste ano, válida para as eliminatórias para a Copa do Mundo, os jogadores noruegueses cantaram o hino usando uma camisa com a frase “Direitos humanos, dentro e fora de campo”.

A Noruega está convicta de seu posicionamento e cogita seriamente não participar da Copa de 2022 caso as medidas necessárias não sejam tomadas. O técnico da Noruega, Ståle Solbakken, e o capitão da seleção norueguesa e atual jogador do Arsenal, Martin Odegaard fizeram questão de ressaltar o objetivo e a importância dessa manifestação:

 

“A intenção (Dessa manifestação) é Pressionar a Fifa para ser ainda mais direta, ainda mais firme, perante as autoridades do Catar e impor exigências mais rígidas”

“Muitos jogadores estão interessados no assunto, se preocupam e querem fazer algo para tentar contribuir”

            O meia alemão Toni Kroos, que assim como Goretzka é muito politizado em tudo que faz, foi um dos fortes apoiadores da iniciativa tomada pelos noruegueses e para defender a causa, decidiu tomar medidas ainda mais extremas: Se aposentar da seleção. É isso mesmo que você leu, o lendário Toni Kroos, certamente um dos maiores meio-campistas da história do futebol decidiu não jogar aquela que seria a última Copa do Mundo de sua carreira. A derrota por 2x0 para a Inglaterra nas oitavas de final durante a mesma Eurocopa citada anteriormente, foi a última partida do meia com a camisa da seleção.

            É uma atitude histórica tanto por parte dos noruegueses quanto por parte do alemão, já que há muito a se perder, até por que negar a sua participação no torneio mais importante do mundo não é pra qualquer um. Isso deixa muito claro que o envolvimento pela causa é dos maiores possíveis. O preço pode ser um pouco alto, mas nada mais justo do que defender e lutar por aqueles que são incapazes, por todas as vidas que já foram perdidas, é o mínimo que se pode fazer. Quando se está em um palco tão importante quanto o mundo do futebol, ações como essa se fazem necessárias.

Jogadores da Seleção Norueguesa, todos vestindo a camisa com a frase “Direitos Humanos, dentro e fora de campo”. Disponível em:  https://www.jornalcorreiodamanha.com.br/.


POLITICAGEM NO FUTEBOL / MANIFESTAÇÕES ANTIGOVERNO:

            Como dito anteriormente, o meio futebolístico sempre foi de maioria conservadora, infelizmente. Justamente pelo fato de haver uma exagerada manutenção de princípios considerados tradicionais por parte da torcida e também daqueles que administram os clubes, o futebol sempre acabou servindo de braço político ou até mesmo holofote para “governos” (se é que assim podemos chamar) que compartilham dos mesmos ideais, normalmente governos de Direita/Extrema Direita. Há exceções.

            Existem diversos casos que comprovam essa relação, como por exemplo Getúlio Vargas e o São Paulo, Pinochet e o Colo-Colo, Francisco Franco e o Real Madrid, enfim. Até mesmo Hitler utilizou do futebol como tentativa de forçar ainda mais a ideia de Eugenia quando teve a chance. Porém, há uma relação mais recente do que as anteriores e que por incrível que pareça não tem sido tão ressaltada quanto deveria, talvez por razões muito óbvias, que é o caso do Governo Bolsonaro com o Clube de Regatas Flamengo.

            Desde que chegou ao poder, o atual presidente do Brasil tentou promover sua imagem no meio futebolístico de todas as maneiras possíveis. Foi com o Palmeiras em 2018, após o clube se consagrar o vencedor do campeonato brasileiro, com o Botafogo, ao qual já declarou inúmeras vezes torcer, com o Brusque, clube de seu aliado político Luciano Hang, o dono da Havan, etc. É bem capaz que deva existir uma foto dele com cada camisa de clube brasileiro.

Porém, o Presidente parece ter encontrado a mina de ouro que ele tanto buscava dentro do clube do litoral carioca. É um dos clubes com a maior torcida do mundo, briga constantemente por títulos e tem o apoio da direção do clube, ou seja, é perfeito para que ele possa fazer sua propaganda de governo sem que aqueles que discordam possam receber a devida atenção.

Para deixar ainda mais claro, quando se é um político, principalmente daqueles que tem como objetivo manipular as massas, deve sempre se associar àqueles em maior quantidade ou que estão em maior destaque, como é o caso do Flamengo e de sua torcida. Logo aparecerá outro clube em melhor fase e com mais destaque para que ele possa se escorar.

O Bolsonaro fez exatamente o mesmo com o Palmeiras, chegou até a levantar taças junto ao time da capital paulista, que felizmente tinha uma torcida mais politizada e que não aprovou essa relação. Ou seja, não há paixão, não há real comprometimento com o clube, isso é apenas um jogo político do mais antiquado e sujo, já que não há nenhum exemplo de que isso tenha sido usado para uma boa causa, apesar de boa parte dos políticos fazerem. É uma estratégia que trata-se apenas de alienar.

Vale lembrar que isso não é uma crítica pessoal ao clube do Flamengo, afinal o Flamengo é mais um daqueles clubes do povo que foram perdendo sua identidade ao longo do tempo devido a atitude daqueles que o dirigem, tema abordado anteriormente. Abaixo estão algumas imagens que mostram como o  governo Bolsonaro tem usado do atual campeão brasileiro para se autopromover.

Bolsonaro dá agasalho do Flamengo ao presidente da China Xi Jinping. Disponível em: https://veja.abril.com.br/.   

Bolsonaro presta visita ao Centro de treinamento do Flamengo. Disponível em: https://revistaforum.com.br/

Presidente Jair Bolsonaro e Ex-Ministro da Justiça Sérgio Moro assistindo a um  jogo do Flamengo. Disponível em: https://veja.abril.com.br/  

Porém, se no Brasil existem clubes que estão diretamente associados a influências de seres políticos, há também aqueles que se opõem aos que comandam o país, afinal, o trabalho é sobre isso, manifestações e protestos. E quando se trata deste assunto não tem como não citar o caso conhecido como “Democracia Corinthiana”, onde diferentemente do Flamengo, o Corinthians se mostrou totalmente oposto a essas ideias preconceituosas e opressoras pregadas pelos líderes do país, inclusive sob circunstâncias bem piores. 

            Tudo começa no início da década de 80, o Brasil ainda passava por um longo e duro período de Ditadura militar, ou seja, havia uma fortíssima repressão a opositores e uma grande deficiência nas questões sociais e políticas, como por exemplo o direito de votar. Logo, considerando o que vimos anteriormente, sabemos que o futebol é na verdade um reflexo da nossa sociedade, aliás, o futebol é uma parte vital da nossa sociedade, e nesse caso não foi diferente: Boa parte dos clubes ou eram omissos com medo de graves consequências ou eram aliados dessa tirania que reinava no país.

            O Corinthians, entretanto, decidiu adotar uma postura um tanto quanto diferente do contexto brasileiro na época. Como dito anteriormente, neste período ditatorial a população não tinha direito ao voto, a escolha era feita por aqueles que estavam no poder. No alvinegro da capital paulista, o sistema se assemelhava mais com algo conhecido como democracia, coisa que o brasileiro não testemunhava desde 1964.

Essa tal “Democracia” funcionava da seguinte maneira: Todas as escolhas tomadas dentro do clube ou em relação ao clube deveriam passar por uma votação antes, votação essa que ia desde os jogadores e os dirigentes do clube até os roupeiros e faxineiros, sendo que todos poderiam votar apenas uma vez, e pasmem, o voto dos dirigentes do clube tinham o mesmo valor decisório dos funcionários e empregados.

A iniciativa foi aceita por todos, mas foi encabeçada principalmente pelo dirigente de futebol do clube Adílson Monteiro Alves e os jogadores Sócrates e Wladimir, jogadores muito politizados e que não estavam nem um pouco contentes com a situação do país, afinal, quem é que estaria, não é mesmo?

O objetivo dessa iniciativa era que assim como no clube houvesse justamente o direito ao voto para todos, para que o cidadão brasileiro pudesse finalmente escolher alguém que o representasse. Antes do jogo, faixas com frases como “EU QUERO VOTAR PRA PRESIDENTE” e “DIRETAS JÁ” se tornaram cada vez mais comuns. Além de se mostrar grande no posicionamento, essa foi uma época muito vitoriosa para o Corinthians, que se mostrou grande dentro de campo também, ganhando os títulos paulistas de 1982 e 1983 além de chegar à semifinal do campeonato brasileiro. de 1984.

O Movimento teve seu fim após a saída do craque Sócrates e a criação do Clubes dos 13, em 1985 e 1987, respectivamente. No entanto, ele foi um marco muito importante para a história do Corinthians, pois criou fortes raízes dentro das filosofias do clube, além do mais, fez com que o Corinthians criasse uma forte identificação com o povo brasileiro, e vice-versa, o que trouxe ainda mais torcedores para o clube paulistano. Torcedores esses que se fazem presentes onde quer que o Corinthians esteja e que sempre foram peça fundamental em todas as suas conquistas.

Esse talvez tenha sido um dos maiores acontecimentos não só do futebol brasileiro, mas sim do esporte mundialmente falando, pois nos proporcionou algo visto muito dificilmente dentro do âmbito esportivo, ainda mais devido às circunstâncias da época. Além do mais, o modelo adotado dentro do clube, a “Democracia Corinthiana” é algo que até hoje não se vê constantemente dentro do futebol. É incrível como atos tão simples e lógicos vindo por parte de entidades normalmente acostumadas a se manterem as mesmas, ou até mesmo negar a mudança, impactam a nossa sociedade. É por esse e outros momentos mágicos que o famoso “Football”, “Calcio”, “Fútbol” ou “Futebol” é considerado por muitos o melhor esporte do mundo.

Jogadores do Corinthians exibindo uma faixa com a seguinte frase “GANHAR OU PERDER, MAS SEMPRE COM DEMOCRACIA” , durante a fase da Democracia Corinthiana. Disponível em: https://twitter.com/

Comentários

  1. Eis uma visão que combina história com verdade e o espírito do esporte da multidões.

    Ótimo texto.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao autor e ao vovô coruja! Realmente o futebol é uma referência histórica importante para entender o país.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi