Pular para o conteúdo principal

Proposta para o Ministério da Família, dos Idosos, das Mulheres e da Juventude

MINISTÉRIO DA FAMÍLIA, DOS IDOSOS, DAS MULHERES E DA JUVENTUDE - PROPOSTA

A idéia aqui é juntar em uma única pasta as diversas divisões hoje existentes que são:
  • Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
  • Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
  • Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República
  • Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da Répública
e assim evitar o acúmulo de atribuições. Esse Ministério pertence à categoria dos que podemos chamar de ministérios "soft", aqueles com ênfase no social. Ele claramente deve manter uma grande afinidade com o Ministério do Trabalho e dos Assuntos Sociais, já sugerido anteriormente.

FAMÍLIA E TRABALHO

A promoção de um ambiente de trabalho que leva em conta a promoção da família é um foco de uma política sustentável. Além de um bom padrão financeiro e uma boa qualidade de vida, as condições que conciliem o trabalho e a família são essenciais para as famílias mais jovens, propiciando uma assistência melhor aos seus filhos.

As empresas também se beneficiam com as vantagens de uma política que concilie trabalho e família . Os funcionários que são suportados na conciliação das vidas familiar e profissional são mais motivados, se ausentam menos frequentemente e sofrem menos estresse. Some-se a isso uma maior atratividade da empresa para conseguir mão de obra no mercado; as políticas de conteúdo familiar estão se tornando cada vez mais importantes para atrair funcionários qualificados e retê-los.

A organização das viagens a serviço é fundamental para os pais conciliarem família e trabalho. Com a iniciativa da promoção das horas de trabalho em casa, em cooperação com as associações empresariais e sindicatos, podemos chegar a resultados muito bons para modelos de trabalho flexíveis. Os empregadores são encorajados e apoiados para fornecer modelos de trabalho que permitem aos pais e mães mais oportunidades de carreira e mais tempo para a família.

O objetivo da promoção do trabalho em casa é tornar a família um marco na economia brasileira. O Ministério da Família deve classificar as empresas em função do seu esforço na promoção da família, premiando aquelas que melhor promoverem essa política.

NOVOS PERFIL ETÁRIOS

As pessoas vivem hoje em média 30 anos a mais do que há 100 anos. E a maioria dos idosos tem a oportunidade de moldar ativamente os anos extras com uma boa saúde. Eles anseiam se envolver com toda a bagagem de sua experiência cultural e profissional de vida, manter-se ativos com a sua educação e seu conhecimento. Tornar isso possível é uma tarefa importante para o futuro da nação.

A mudança demográfica requer uma nova avaliação da velhice, o reconhecimento e a promoção do envelhecimento ativo, bem como organizar as abordagens realistas e diferenciadas com a idade e o envelhecimento da sociedade. Esse Ministério deve visar a promoção da valorização da idade na sociedade. Sob sua iniciativa, um programa irá apoiar a divulgação de um novo, diversificado e realista retrato da época em que vivemos.

Ajudar as pessoas idosas a viver de forma independente, mantê-las ativas e lhes proporcionar novas experiências, são uma preocupação central do Ministério da Família. Chamamos a atenção para a importância do esporte e da atividade física para as pessoas, na segunda metade da vida.

POLÍTICA DE IGUALDADE PARA MULHERES O HOMENS

Somente quando os homens e as mulheres tiverem as mesmas oportunidades, eles podem usar o seu potencial de forma otimizada. A política do Ministério, de igualdade de oportunidades, visa apoia-los nesse objetivo. Sabe-se que os homens e as mulheres têm diferentes oportunidades na vida. Podemos dizer que hoje em dia as mulheres, em média, têm mais sucesso na sua educação que os homens. No entanto, na vida profissional elas ganham menos que os homens, raramente alcançam os cargos de liderança, e raramente escolhem profissões científicas ou técnicas.

As mães gastam em média de mais tempo com a família, e muitas vezes renunciam pelo menos parcialmente ao emprego. Assim, as consequências das decisões que os casais tomam  juntos, como começar uma família, não são iguais para homens e mulheres: Enquanto os homens, através do trabalho mais contínuo, têm perspectivas de carreira e podem melhor se desenvolver pessoalmente, a situação das mulheres é de uma significativa desvantagem profissional que se acumula ao longo do tempo. Isso a longo prazo resulta em um salário e uma pensão menores. Estima-se que em média as mulheres são remuneradas em certa de 60% da remuneração masculina, e são elas que assumem o papel de chefes que família nas situações mais difíceis.

As desigualdades entre homens e mulheres em vários pontos da vida em comum são evidentes: Ao escolher uma carreira, ao fundar uma família, ao promover a entrada no mercado de trabalho. Aqui, portanto, dependem de políticas de igualdade de gênero modernas as oportunidades iguais e justas para a tomada de decisões individuais, independentemente do sexo.

As realidades de homens e mulheres de hoje são mais diversificadas do que nunca. No entanto, ainda existem algumas diferenças importantes de desigualdade de oportunidades entre mulheres e homens. As decisões para suas próprias vidas, o potencial e as oportunidades de cada indivíduo não pode e não deve depender do gênero.

POLÍTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: OPORTUNIDADES PARA TODOS. 

O Ministério da Família visa criar igualdade de oportunidades para todas as crianças desde o início de suas vidas. As crianças especiais vão precisar de apoio para crescerem nas condições de vida difíceis que em que se encontram. A função do Ministério da Família é, portanto, a de  melhorar as estruturas sociais para as crianças e seus pais. Isso inclui a promoção da educação, o aconselhamento, a criação de redes de apoio, mas, acima de tudo, do tempo que as crianças podem passar ativamente com seus pais.

A proteção das crianças contra abuso sexual em instituições públicas e privadas, bem como no seio da família, é outra questão-chave do Ministério da Família. São apoiadas as medidas de prevenção, intervenção e informação para proteger as vítimas potenciais bem como aquelas já afetadas.

A partilha social equitativa, a boa educação para todos desde o início e as oportunidades justas para a integração são os objetivos principais de uma política de juventude que promova a coesão social e uma sociedade justa. Portanto, a política da juventude do Ministério da Família reforça o diálogo entre as gerações e as oportunidades de participação dos jovens. Ele mostra as áreas em que os jovens podem atuar, e encoraja o aproveitamento do uso destas oportunidades.

A MOLDAGEM DE UM VOLUNTARIADO ATIVO

O voluntariado é uma expressão de responsabilidade e uma contribuição essencial da sociedade para a igualdade de oportunidades. Podemos dizer que uma sociedade é tão mais evoluída quando maior for o seu trabalho voluntário. Ele enriquece a interação social e transmite uma sensação de realização que pode permanecer por toda a vida. É um ativo de valor inestimável e um dos recursos mais importantes que de que podemos nos valer. Portanto, a promoção da participação cívica nas sociedades democráticas também é objeto da política e do Estado, pois contribui de forma significativa para a coesão social.

Deve-se então promover a criação de um  Serviço Voluntário Federal, com a função de incentivar o trabalho voluntário nas comunidades. Ele deve ser aberto a homens e mulheres, principalmente em idade escolar, e deve ser feito nas áreas social e ambiental, mas também em outras áreas, como no esporte, na integração, na cultura e na educação, bem como na proteção civil e de desastres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a Democracia

Dificilmente iremos encontrar uma palavra mais sujeita às mais variadas interpretações como a do título deste Post. O exemplo maior entre tantos outros talvez seja a República Popular Democrática da Coréia , vulgo Coréia do Norte, que recentemente executou 30 funcionários da sua agência do clima por não terem previsto as fortes chuvas que assolaram o país. Para dirimir esta questão a Economist Intelligence Unit (EIU) , da revista inglesa The Economist - a mesma que criou o já famoso Big Mac Index, que avalia a paridade do poder de compra das moedas - criou em 2.006 o Democracy Index,  para examinar o estado da democracia em 167 países. O resultado está mostrado no mapa abaixo: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_democracia#:~:text=Na%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20mais%20recente%2C%20divulgada,a%20pior%20nota%2C%20com%200.26. Em fevereiro passado saiu a sua nova versão, o Democracy Index 2023, que sem muita surpresa classificou as 167 nações avaliadas e deu a relação das dez melh...

Sobre o MERCADO

Em uma reunião recente onde grandes representantes do Mercado estavam presentes, surgiu aquela frase que, quando chegou a mim, me levou a considerar apresentar aos meus poucos seguidores a minha visão do que entendo como Mercado. A frase foi a seguinte: "O Brasil só tem um problema, é o Problema Fiscal" Simples assim. O que leva um observador externo a concluir que uma vez resolvido este problema a desigualdade imensa com a qual convivemos irá aos pouc os ser amenizada. Para demonstrar quão limitada é a visão do que chamamos de Mercado vamos colher alguma noção do que ele tenta nos ensinar a seu respeito. Academicamente, o Mercado é definido como o processo de interação humana de troca voluntária de bens e serviços. Assim sendo ele envolve praticamente tudo o que conhecemos, nós somos parte dele e contribuímos de alguma forma para o seu funcionamento.. Por exemplo eu gosto imensamente de ir ao Mercado Municipal de Campinas. Sempre entro nele pela área das peixarias com seu ch...

O Gás Carbônico

Meu penúltimo Post, aquele sobre as COPs, não teve até agora a quantidade de acessos que eu entendo que merece, dada a sua importância (só 146 ). Como a média de acessos deste Blog gira em torno de 600 por Post, só posso concluir que este assunto ainda não desperta muita atenção. Mas pelo menos ele teve comentários. Para mim o comentário é importante, já que ele desperta em quem leu o Post a vontade de participar do assunto.  O comentário do Roberto me deixou feliz, porque segundo ele o Post trouxe de volta uma questão que ele já tinha enterrado. Valeu então a pena o tempo que perdi em escrever o Post se convenci um amigo a voltar a pensar na mudança climática. Mas u m comentário em particular me leva a voltar a falar dela. Meu amigo Alex escreveu: Pelo que me lembro, na atmosfera há (números redondos, já que minha memória fraqueja) 71% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio, e algo como menos de 1% de Gás Carbônico. Como esse desgraçado CO2 pode ter tal influência? Este comentário faz tod...