Pular para o conteúdo principal

O Efeito Orloff 2016

"Eu sou Você Amanhã", dizia a propaganda da vodca, alertando para a importância de se escolher a bebida certa e evitar a ressaca do dia seguinte. Imediatamente se fez a conexão dessa frase com o que ocorria na época com a economia das duas maiores potências latino americanas, que teimavam seguir ladeira abaixo uma atrás da outra. Tudo o que a Argentina fazia de errado era replicado aqui.

O TCU, ao chamar a atenção recentemente para os desmandos cometidos pelo governo Dilma, voltou a mencionar o "Efeito Orloff", o que o Estadão, no dia 07/07, em reportagem de Suely Caldas, considerou um exagero. Segundo ela "aqui seria impensável destruir quase 80 anos de trabalho do IBGE, transformando-o em uma instituição servil, como é o IDEC argentino". Pois bem, os truques do "Ministério Mântega" desacreditaram a nossa contabilidade em escala no mínimo igual, e reportagem recente no Valor Econômico confirma que não foi por falta de aviso que essas barbaridades foram cometidas: foi por puro apego ao poder em detrimento da sociedade.

A Argentina é tudo o que um país sonha ser. Se bem administrada ela seria uma Noruega não gelada. Ela é auto suficiente em tudo: combustível, proteína animal, cereais, minerais, e o mais importante, tem água em abundância. Galbraith disse que só existem no mundo duas sociedades viáveis, a dos esquimós e a dos argentinos.

Prova disso é a recente lista das Nações Unidas de 188 países que coloca a Argentina em 40° lugar no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). A Noruega permanece em 1° com índice 0,944, seguida da Austrália com 0,935. A Argentina tem 0,836, o Chile (42°) 0,832, o Uruguai (52°), 0,793, Cuba (67°) 0,769), o México (75°) 0,756, e o Brasil (76°) 0,755. Com todos os desmandos dos governos recentes a Argentina, um verdadeiro vespeiro em termos de economia, consegue mesmo assim ser o país latino americano com o melhor padrão de vida.

Sua expectativa de vida é maior que a nossa (76,3 x 74,5), a média de anos estudados também (9,8 x 7,7), bem como a renda per capita (US$ 22.050 x US$ 15.175). Só que....

A coisa vai piorar. Isso porque os Argentinos tomaram a iniciativa de virar a mesa e dizer não ao populismo peronista e elegeram um liberal para mudar as coisas. Se não tomarmos inciativa idêntica a tendência é ficarmos ainda mais atrás, atrelados aos bolivarianos.

Não vai ser fácil. Assim como nós, a coisa pública argentina não pertence à sociedade, mas sim aos grupos de pressão, que vão fazer de tudo para tornar a mais complicada possível a iniciativa do Governo Macri de mudar as coisas. A Viúva já deu o tom ao se recusar a passar a faixa presidencial. As Mães, Viúvas e Avós da Praça de Maio já declararam guerra a Mauricio Macri, dizendo que as Marchas da Resistência recomeçaram, e "repudiaram a presença de Macri na Casa do Governo". Os sindicatos peronistas vão sabotar a mudança. Macri vai ter que ser rápido para provar que seu governo vai agir em benefício da sociedade.

E seus primeiros passos são na direção certa. Escolhe seu ministério com base no mérito. A Fazenda e Finanças foram para Alfonso Pratt-Gay, ex presidente o Banco Central. As Relações Exteriores para Susana Malcorra, chefe de gabinete do secretário geral das Nações Unidas. Energia e Mineração para Juan Jose Aranguren, ex presidente da Shell argentina, e por aí vai. Parece muito com o critério usado por Dilma....

Estou lendo no Estadão de hoje que Macri, através de seu Ministro da Produção, acaba de desatar um nó que mantinha paralisada a produção agrícola e pecuária. Não contente com isso ele também declarou extinta no fim do ano corrente a famigerada Declaração Jurada Antecipada de Importação (DJAI), pela qual a Argentina controlava a entrada de produtos, numa afronta aos princípios do Mercosul, e contra a qual o governo brasileiro se submeteu sem nenhuma objeção.

Foi eliminado o imposto sobre a exportação da carne e de todos os grãos, à exceção da soja, que sofreu redução de 35 para 30%, mas já foi anunciado que essa redução vai progredir para zero. Ainda nesta semana vai ser anunciada a unificação do câmbio, outra encrenca criada pelos Kirchner, em que a Argentina possui 6 tipos de conversão.

Vamos esperar que o Efeito Orloff também funcione no sentido positivo, onde essas mudanças se concretizem também por aqui. A necessidade delas por aqui é a mesma, e as resistências a elas vão ser tão grandes quanto. Para o Efeito Orloff acontecer, fazer jus ao nome, elas por aqui terão que ser
rápidas, em sequência às de lá, e isso me leva a concluir pela necessidade do impeachment, já que o governo Dilma deixou de existir há tempos.




Comentários

  1. Excelente texto e análise da situação argentina com o final da era Kirchner. Sua conclusão em favor do impeachment da presidente Dilma "para o Efeito Orloff acontecer", faz todo o sentido para mim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi