Pular para o conteúdo principal

Meus 80 Anos e o Valor Intangível dos Eventos

No dia 05 de agosto passado fui, vamos dizer, algo como o protagonista de um encontro de 92 pessoas, reunidas no Sítio Santa Inês, bem perto da minha casa em Campinas, para comemorar os meus 80 anos de idade. Embora tenha nascido num 05 de setembro, resolvi antecipar o evento em um mês para aproveitar a presença da minha filha Renata, residente em Melbourne, Austrália, que estava nos visitando. O resultado deste encontro de pessoas, todas muito chegadas a mim, me fez pensar a respeito de uma característica das comunidades nas quais cresci, característica essa quase que extinta nos tempos atuais: as reuniões de pessoas para comemorar; seja lá o que for.

Daí surge a pergunta que motiva este Post: qual o valor que devemos atribuir a esses eventos? O seu custo eu tenho nas planilhas Excel nas qual tento equilibrar minhas contas de aposentado, mas a resposta que esse encontro de amigos deu me trouxe a certeza de que o seu valor ultrapassou todas as minha expectativas.

Grosso modo podemos dizer que o investimento em um evento como este equivale a uma semana de um casal em uma cidade europeia ou americana (Paris, Lisboa, Roma, Nova York, etc.), e a nossa maneira de ver as coisas acaba por nos convencer em optar pela viagem como a solução para o tédio em que estamos afundados, pelas contingências que o nosso modo de viver nos impõe. Então nos apertamos em um assento da classe econômica, 10 horas na ida, 10 horas na volta, passamos pelo stress da imigração, visitamos de novo lugares que já conhecemos e nos damos por satisfeitos por termos evitado por alguns dias tomar o elevador para chegarmos ao pombal onde nos escondemos. Isso quando não vamos dormir preocupados se a casa está bem fechada ou se as favelas de luxo onde nos escondemos, os chamados condomínios horizontais, estão realmente nos dando segurança. 

Vieram para o almoço no sábado, uma feijoada, pessoas que residem em Melbourne Austrália (1),Lincoln Reino Unido (1), Fortaleza (1), Vitória (2), Florianópolis (2), Rio de Janeiro (5), Brasília (3), Goiânia (11), São Paulo (2) e Campinas onde moro (64). Aqui incluída uma banda de 5 pessoas que animaram o almoço com Jazz e MPB. 

Um dos amigos presentes, que por sinal não gosta de alho nem de cebola nem de coentro, disse em alto e bom tom que essa foi a melhor feijoada da sua vida (ponto para do Dedé que comanda esse local de eventos). Todos os presentes teceram elogios à banda musical. O dia estava magnífico. Tudo contribuiu para o sucesso do encontro. 

Porém o ponto alto coube à minha esposa Climene, que me fez uma bela declaração de amor:. 


Ele era um professor, 
Me apaixonei loucamente 
E mergulhei de cabeça. 
Vivemos desde então 
Uma perfeita união. 
Virginiano arretado 
Às vezes fica zangado
 Mas eu o amo mesmo assim. 
Porque ele cuida de mim 
Faz uma comida boa 
Mantém as contas em ordem. 
Se ocupa com todo mundo 
E, se puder, vai ajudar. 
Taí o Otávio, meu amante, namorado. 
Meu marido e companheiro. 
Vou viver sempre ao seu lado. 
E, se ele é bom pescador, 
É ainda mais um bom cantor. 
Vou contar pra todo mundo 
Que ele é o meu amor.

Meu neto Enzo cantou uma bela cação dos Beatles, "In my Life", a minha preferida:

E minha filha Claudia me presenteou com um livro com declarações de muitos dos amigos presentes a meu respeito, que ela fez com a ajuda do meu amigo Ariovaldo.


Já tive dias muito felizes, mas este com certeza foi um dos melhores da minha vida. Isso porque eu entendo que ele consistiu em uma homenagem de mão dupla. Eu estava também homenageando os presentes a esse encontro. Eles eram uma amostra daqueles que fazem de mim e da minha família um grupo de pessoas felizes, em harmonia com ambiente em que vivemos e certos de que estamos cumprindo nosso papel na sociedade de forma positiva.

A reunião anterior a essa para comemorar os meus 70 anos em 2013 aconteceu em Guapé, MG, onde morava minha filha Claudia. A ela compareceram 52 pessoas de fora, o que correspondeu a 0,5% da população do município. Para os 80 anos do meu Pai em 1991 em Goiânia partiu de Campinas um ônibus com 16 pessoas, entre família e amigos. Para os 100 anos meu Pai recebeu uma comitiva de 12 "campinenses". Meu amigo José Paulo, residente em Manguinhos, convidou esses festeiros para os seus 70 anos e se surpreendeu com a presença de 12 pessoas que alegraram a sua festa.

Foi isso que me ensinou a convivência que tenho com meus amigos, em particular os campinenses. Na medida em que fomos envelhecendo e alguns ficando pelo caminho, as pescarias, o futebol, as excursões foram sumindo, mas o sentimento de amizade existente prevalece, a ponto da minha esposa entender perfeitamente que a mesa de bar continua sendo o lugar que me devolve a tranquilidade de que preciso para navegar em direção aos 90. Já dizia Gonzaguinha que Mesa de Bar são "companheiros em pleno exercício de Democracia".



Pra terminar, o depoimento do meu amigo Wladimir a meu respeito, o mais honesto entre os que constam do livro que ganhei:

Um Cético esclarecido. Fácil de conversar, terrível de convencer.




Comentários

  1. Um cara porrete esse Luiz Otávio.
    Sortudo também.
    Encontrou a encantadora Climene que faz a vida ser agradável.
    Inteligente, pois soube cativá-la.
    O resto são os detalhes céticos de 80 anos de uma vida densa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tem uma coisa que me deixou curioso foi saber quem é você, caro anônimo. Mas você está certíssimo: tudo o que eu sou devo à presença na minha vida do anjo me aceitou como companheiro 54 anos atrás.

      Excluir
  2. 2 comentários: 1 - Caro Fontenelle a festa foi VOCÊ, parabéns, espero estar vivo e em condições de participar das próximas. 2 - Fantástica esse definição do Vladimir, " um cético esclarecido. Fácil de conversar, terrível de convencer". Assino embaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo De Assis, sua presença nos 70 e nos 80 lhe dá passe livre nos 90. As chances não são boas segundo o IBGE, mas até lá existem 10 anos para aumentar ainda mais esta grande amizade.

      Excluir
  3. Que lindo momento junto a pessoas queridas.
    Desejo-lhe saúde e força para chegar aos 9.0. Parabéns, Mestre Fontenelle .

    ResponderExcluir
  4. Por força maior, tive que acompanhar de longe essa belíssima celebração da vida desse amigo tão querido, que nós de Goiânia carinhosamente chamamos de "Tio Otávio". Fui representado pela minha mãe, que me mandava notícias em tempo real.

    Esse encontro especial, resumido nesse texto profundo e cristalino, nos comprova a importância das amizades e de um propósito, para que tenhamos uma vida longeva e feliz.

    Parabéns, Tio Otávio! Feliz aniversário! Muita saúde, alegrias e que possamos nos reunir muitas vezes ainda, em torno de sua figura absolutamente inspiradora para nós!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, caro Luciano. Sua Mãe é uma pessoa muito querida na nossa família, assim como você. Pena que não pôde estar presente, mas vamos tentar os 90.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi