Pular para o conteúdo principal

Um Regime Para Emagrecer

... imaginado por mim, que funcionou (comigo)

Tempos atrás escrevi alguma coisa sobre a incoerência de se tratar o idoso no mesmo patamar do não idoso em termos de IMC, o famoso Índice de Massa Corpórea. Depois de alguma pesquisa no Google descobri um artigo que fazia esta distinção. Ela resumidamente está descrita nas duas tabelas abaixo: 



Exemplificando, se você tem mais de 65 anos, você só terá sobrepeso se seu IMC for maior que 27, não mais 25. No meu caso, eu sou o Luiz, tenho 1,78 metros de altura e 70 anos, logo, o meu peso normal deve variar entre 69,7 kg e 85,5 kg. Relembrando, o IMC é o peso dividido pela altura ao quadrado. 

Acontece que no dia primeiro de janeiro deste ano eu acordei com 105 quilos, o que corresponde a um IMC para idosos de 33,1. Em outras palavras eu amanheci um obeso moderado. Essa tendência já vinha me perseguindo há décadas, já que no dia no meu casamento, em julho de 1970, eu pesava 72 quilos; tinha engordado 32 quilos em 43 anos, e alguma coisa tinha que ser feita para que essa tendência fosse revertida. A luz vermelha finalmente acendeu. 

Minha opinião a respeito desse assunto é simplória: tem que partir de dentro de você (from within, como diriam os gringos). Tenho duas pessoas muito chegadas que têm um vício; uma fuma demais e outra bebe demais, a ponto de se tornar inconveniente. Depois de muito tentar resolvi que a decisão de parar tem que partir delas mesmas, não há nada que se possa fazer, elas que têm que procurar e encontrar a solução. 

No meu caso eu posso me considerar um viciado em comida. Como com uma certa dose de sofreguidão, mais do que o necessário, e adoro ir pra cozinha fazer qualquer coisa, de geleia a paella. Cheguei então à conclusão de que a palavra chave para resolver esse problema era "controle". Como sou engenheiro e penso como tal, e como na minha vida profissional, encerrada há 8 anos, eu me envolvi bastante com o controle das atividades dos meus subordinados, eu sabia exatamente o que fazer, só me faltava a vontade de fazê-lo. E ela chegou.

Entrei na internet e imprimi um calendário. Nele escrevi, na data de 01/01/2014, o meu peso: 105,0 Kg. A partir daí criei o que um engenheiro chamaria de "processo". O objetivo era emagrecer; um objetivo, não uma obsessão. Logo, eu teria que criar uma tendência negativa nesse valor de 105 kg. O tal processo se resumiu em:
  1. No dia 02/01 eu iria me pesar em jejum, de manhã. 
  2. Se o peso resultante fosse maior que 105 kg, eu colocaria o valor na data de 02/01, seguido do sinal (+). Se fosse menor ou igual a 105 kg, o valor seria colocado igualmente, mas seguido do sinal (-).
  3. Essa operação seria repetida diariamente. Vejamos um exemplo. No dia 02/10 eu pesei 104,6 kg, logo eu escrevi no dia 02 o valor (104,6 -). No dia 03/01 eu pesei 104,4 kg, logo no dia 03 foi escrito o valor (104,4 -). No dia 04/01 eu pesei 104,8 kg, logo eu tive que escrever no dia 8 o valor (104,8 +), porque nessa pesagem eu engordei, e assim por diante. 
  4. Cada dois dias com o sinal (-) deve-se descartar um dia com o sinal (+), ou seja, o dia em que engordei tem peso 2 e o dia em que emagreci tem peso 1. Fica claro que um processo como esse tem uma tendência negativa, e eu coloquei intimamente a meta de chegar ao fim de 2.014 pesando 20 quilos a menos, ou 85 Kg. 
O método está funcionando. Devo chegar ao fim de junho, no meio do ano, pesando 95 kg. A figura abaixo mostra claramente essa evolução no mês corrente: 

Mês de Junho

Podemos ver na figura que eu comecei o mês com 95,9 kg. Estava a menos de 1 kg do meu objetivo de chegar ao fim do semestre com 95 kg. Hoje, 22/06, estou com 95,4 kg. Isso mostra que em junho eu vou emagrecer menos que a média dos últimos 5 meses, que foi de 1,8 kg. Isso é normal: quanto mais você emagrece mais dificuldade você vai ter para continuar emagrecendo, e esse fato é motivo para desistências. O motivo é fisiológico; o seu organismo já estava acostumado ao seu peso anterior e está fazendo resistência à sua perda de peso. 

A figura mostra claramente a maior incidência de perdas diárias que de ganhos diários de peso, com duas perdas anulando um ganho. Podemos ver que o aumento de peso do dia 21 foi compensado pelas perdas dos dias 20 e 22. Até hoje, 22/06, tivemos 15 perdas de peso contra apenas 6 ganhos. Isso quer dizer que eu comecei o mês devendo 3 perdas de peso, e que hoje eu estou em dia. 

É claro que o "segredo" desse procedimento consiste exatamente nisso: perseguir o "duas perdas anulam um ganho". Isso é difícil, mas o procedimento tem muitas vantagens:

1 - As mudanças são graduais e não causam impactos na sua vida; você não se sente fazendo dieta pelo simples fato de que não há restrições de qualquer espécie sobre o que você está comendo. Nada de ter que fazer 8 refeições por dia se esse não é o seu costume nem você tem tempo pra isso. 

2 - Não é uma dieta chata, na medida em que nada muda no que você come. É claro que você vai acabar pondo menos açúcar no cafe, tomando menos refrigerantes, comendo menos carboidratos, mas sempre "menos", nunca "não". Outra coisa que me aconteceu foi que eu me aprimorei no meu gosto pela culinária e explorei formas mais saudáveis de fazer comida. 

3 - Pra minha surpresa o tamanho das porções diminuiu, mas não por uma imposição de um livro e sim para que eu pudesse obter no calendário mais perdas que ganhos. Meus jantares normalmente são comidos em pratos de sopa, que aceitam porções menores, e que são aquecidos e microonda, com a comida excedente devolvida à geladeira. 

4 - Não há culpa envolvida: Eu posso muito bem ganhar peso num churrasco regado a cerveja, pois eu sei que o preço a pagar é apenas o de perder peso por dois dias.

5 - Esse controle diário do peso é muito mais simples que ficar contando calorias, e você acaba aprendendo o que faz engordar e assume o controle do processo. 

6 - Eu já me exercitava com frequência e disciplina: três sessões semanais de musculação e 4 de caminhada, geralmente feita em piscina por causa do meu joelho baleado. 

7 - Ganhar peso não é o fim do mundo; faz parte do processo.

Meu próximo objetivo é chegar em 31 de dezembro com peso normal para um idoso, abaixo de 85,5 kg. Terei perdido 20 quilos em 2014. 

Boa sorte para mim.....

Observação: Se você quiser ser mais rápido no processo, você pode usar por exemplo a regra de 3 perdas anularem um ganho. Isso não é recomendado porque a pressão do regime sobre você fica mais forte e pode levar ao abandono do procedimento. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi