Pular para o conteúdo principal

O REAL como Solução para a Via Crucis dos Brasileiros

Ao me aproximar do ocaso da vida, é hora de avaliar o que fiz de bom e de ruim nos quase 81 anos que já vivi, e o que deixei de fazer de forma a tornar mais tranquilo este curto fim de vida que ainda acho que tenho.

Dias atrás estava em uma mesa de bar e não sei por que deixei escapar o fato de ter cursado uma boa escola de engenharia, em que pese não ter na época o perfil típico daqueles que conseguiam o ingresso a ela. Um membro da mesa, conhecido ricaço do bairro, me questionou a respeito de eu ter estudado tanto e não ter conseguido chegar perto do que ele chegou em termos de patrimônio. Isso mesmo, com palavras um pouco mais amenas.

Uma coisa que sempre me perseguiu foi a necessidade de olhar a espécie humana com uma visão um pouco além daquela que o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda definiu como CORDIAL. Segundo ele o homem precisa "viver nos outros" para poder expandir o seu ser na direção do SOCIAL. Isso, olhando para trás, não saiu barato para a nossa família do ponto de vista financeiro, mas trouxe uma enorme recompensa emocional. 

Outra coisa que me incomoda um pouco foi o fato de ter uma vida profissional bastante irrequieta. Ao contrário de muitos amigos meus, eu não "casei" com uma determinada empresa, mas também não vi em mim o perfil do empresário e não me arrisquei a ser meu próprio patrão. Isso me levou a tomar a decisão de montar a minha própria aposentadoria, e essa decisão se deu no instante em que recebi o meu primeiro salário, em março de 1968.

A tal decisão foi a de todo mês dedicar um salário mínimo para uma poupança "imexível" a não ser para investimentos voltados ao crescimento do patrimônio. É claro que, como toda decisão, ela não foi cumprida no seu todo. Mas vamos aqui imaginar um EU virtual que tivesse cumprido essa decisão ao pé da letra.

Dois fatores nesses quase 60 anos se comportariam como sérios obstáculos ao meu objetivo: a Inflação e o Salário Mínimo, fatores que, como sabemos estão fora do nosso controle e nas mãos de incompetentes. Na minha cabeça em 1968 estaria claro que se eu conseguisse corrigir as minhas aplicações mensais de 1 salário mínimo pelo menos com a inflação, em por exemplo 679 meses eu teria a meus dispor 679 salários mínimos, caso o salário mínimo também fosse corrigido coma a inflação.

É bom lembrar aqui que a nossa moeda inicial, o Cruzeiro, de 1968 para cá mudou de nome nada menos que 5 vezes:

  1. Em 28/02/1986 ela passou a se chamar Cruzado, valendo 1.000 vezes mais que o Cruzeiro (Cz$1 = Cr$ 1.000)
  2. Em 16/01/1989 ela virou Cruzado Novo, também valendo 1.000 vezes mais que o Cruzado (NCz$1 = Cz$ 1.000). Fernando Collor não gostou desse nome e a moeda voltou a se chamar Cruzeiro (Cr$1 = NCz$ 1)
  3. Em 01/08/1993 virou Cruzeiro Real (CR$1 = Cr$ 1.000)
  4. Em 01/07/1994 finalmente resolveu descansar em paz sob o nome de Real, não sem antes passar 4 meses escondida sob o nome de URV, Unidade Real de Valor (R$1 = CR$ 2.750)

Mas tudo bem, vamos iniciar o nosso Caminho depositando num investimento sério, com correção da inflação, de um salário mínimo em 31/03/1968, e ver o que ocorreu em 31/05/2024, 679 meses após eu iniciar meu projeto de aposentadoria:

Em 31/03/1968:      1,0 Salário Mínimo       = Cr$       129,6        SM = CR$ 129,60

Em 31/05/2024:  578,8 Salários Mínimos    = R$ 817.277           SM = R$ 1.412

Bem, eu apliquei 679 salários mínimos e tenho 578,8 salários mínimos. Alguém deve ter entrado na minha aplicação e me roubou 100,2 salários mínimos, uma perda de 14,8%.

A matemática que eu utilizei para chegar a essa conclusão está mostrada na tabela abaixo. De março de 1968 a maio de 2024 foram 57 anos, 679 meses. A poupança acumulada está mostrada na moeda e no salário mínimo da ocasião. O salário mínimo está mostrado no seu valor oficial e no que deveria ser se corrigido com a inflação do mês anterior. A moeda da ocasião está na última coluna (Cr, Cz, Ncz/Cr, CR, R)




Esta tabela a meu ver deve ser guardada para ser mostrada àqueles que defendem teses que eles chamam de desenvolvimentistas, mas que na verdade defendem uma política fiscal relaxada no que diz respeito ao controle da moeda. O Real que utilizamos hoje vale "apenas"
2,75 trilhões de Cruzeiros

Nos anos 1968 a 1985, quando a  a moeda era o Cruzeiro, o que vemos foi que a minha poupança teria crescido de Cr$ 1.413 em dezembro de 1968 para Cr$ 87.974.041 em dezembro de 1985. Eu teria aplicado um total de 214 salários mínimos e na minha poupança constariam apenas 146,6 salários mínimos, o qual estaria valendo CR$ 600.000
 
Em 28/02/1096 criou-se o Cruzado (Cz$) com o valor equivalente a 1.000 Cr$. O resultado disso foi que em dezembro de 1988 eu teria aplicado 250 salários mínimos, teria uma poupança de Cz$ 7.278.701, que equivaleriam a 180,1 salários mínimos, o qual estaria valendo Cz$ 40.425

Em 16/01/1989 o Cruzado virou Cruzado Novo. Assim, a coisa se estendeu até 1993, onde em Dezembro de 1992 eu teria aplicado 298 salários mínimos, teria uma poupança de NCz$ 192.326.090, que equivaleriam a 368,3 salários mínimos, o qual estaria valendo NCz$ 522.187.

Em 1993 o Cruzeiro voltou com o sobrenome de Real, o Cruzeiro Real. Eu fechei 1993 tendo aplicado um total de 310 salários mínimos, e teria uma poupança de CR$ 4.751.695, que equivaleriam a 253,3 salários mínimos, o qual valia CR$ 18.760.

E finalmente em 1994 chegou o Real. Ninguém festejou. O Brasileiro estava cansado de tanta moeda. "O Partido dos Trabalhadores teve posição contrária às medidas econômicas propostas pelo governo de Itamar Franco e do então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, que ganharia as eleições no final daquele ano. O Deputado Jair Bolsonaro também votou contra o Plano Real (Veja Negócios 01/07/1994)".

https://veja.abril.com.br/economia/bolsonaro-e-pt-votaram-contra-o-plano-real-ouca-audios-da-epoca

A leitura da reportagem acima é fundamental para entendermos que, como foi comemorado recentemente, a atuação de Fernando Henrique Cardoso foi Fundamental para que este País se livrasse daquilo que chamei acima de Via Crucis. Esse grande homem foi execrado pela extrema esquerda, assim como pela incipiente extrema direita que começava a pôr as unhas de fora após desistir de comandar o país por atos institucionais. Esta é mais uma prova de que as extremidades da reta se encontram de alguma forma em algum lugar.

Mas vamos aos resultados. O ano de 1994 fechou para a minha poupança com 955 salários mínimos aplicados em 322 meses, com uma poupança acumulada de R$ 66.852 com o salário mínio de R$ 70. Para minha surpresa eu tinha então miraculosos 955 salários mínimos, um crescimento de 377 % em relação ao ano anterior !.

E passados 30 anos chegamos a maio de 2024, com 679 aplicações de 1 salário mínimo por mês e 578.8 salários mínimos na poupança, ou R$ 817.277, já que o salário mínimo para 2.024 é de R$ 1.412. Como já disse sumiram 100,2 salários mínimos.

Existem explicações para isso. Vamos começar pela coluna da minha poupança em SM. Nela os anos em vermelho indicam que nesse ano a poupança em SM foi menor que o número de meses de contribuição. Por exemplo em 1975 eu tinha contribuído com 94 SM e tinha 95,2 SM na poupança. Isso se deve porque o salário mínimo era aproximadamente corrigido pela inflação, como mostram as duas colunas à direita.

Já de 1976 em diante deu-se início a uma supervalorização do aumento do salário mínimo sob a pressão de uma expectativa de que a inflação do ano seguinte seria maior. Em 1995 ele foi corrigido duas vezes e chegou a Cr$ 600.000, quando o seu valor corrigido deveria ser de Cr$ 145.607. Houve anos em que aconteceu mais de um aumento do salario mínimo. como mostram a planilhas que estarão do fim deste Post. 

Com a chegada do Cruzado em 1986 houve uma tentativa de se sanar esta aberração, com o SM caindo a Cz$ 804 quando devia ser Cz$ 478. Minha poupança em SM se aproximou do número de meses (200,8/206), mas voltou a pressão popular e fomos obrigados a conviver com o Cruzado Novo.em 1989.

Aí voltou a ideia de preparar o salário mínimo para a inflação do ano seguinte. Ele foi para NCz$ 788 quando devia ser NCz$ 37. Isso se repetiu com o Cruzeiro Real em 1993 quando o salário mínimo foi para CR$ 18.760   quando deveria ser de CR$ 771. Lembro que na coluna do salário corrigido eu corrigi o salário mínimo com a inflação anterior desde 1968. A razão desta enorme diferença entre o SM oficial e o corrigido por mim era a certeza de que a inflação do ano que se iniciava iria ser igualmente enorme.

Fiz questão de publicar este Post hoje porque neste 1º de julho estamos comemorando 30 anos do lançamento da nossa moeda atual, o Real. Ele foi lançado exatamente no meio do ano de 1994, quando a inflação já tinha chegado a valores centenários, mas os alquimistas do Real eram competentes e tiveram o cuidado de, ao dividirem o valor da moeda por 2.750, dividiram o valor do salário mínimo por 268 e ele passou a valer apenas R$ 70. Foi uma medida ousada, mas que veio a ajudar em muito no controle da inflação. Observem que um ano atrás a moeda foi dividida por 1.000 e a moeda por não mais que 27,8. Os seja, os feiticeiros anteriores ao Real dividiam a moeda por 1.000 e dividiam o salário mínimo por algumas dezenas na certeza de que a inflação iria permanecer a mesma.

Essa ousadia teve um preço. Quem recebia CR$ 18.760 por mês passou a receber apenas R$ 70, e isso era difícil de entender. Houve muita resistência e ambos os lados do espectro ideológico e foi preciso muita competência política da parte de FHC para manter a sociedade, "representada" no Congresso que em nada diferia do atual em termos de compromisso com os que os elegeram, ciente de que essa era uma medida necessária para estacar a sangria

Faço um parênteses aqui para dois comentários:

1 - Nas minhas andanças como Diretor Comercial de uma empresa de produtos eletrônicos visitei o Paraguai, e num jantar com um importante cliente meu, fornecedor da Itaipú paraguaia, comentei a enorme diferença de valor entre o Real e o Guarani, a sua moeda (o Guarani hoje 0,00074 Reais ). Sua resposta foi algo como "mas senhor, nossa moeda nunca mudou de nome". Nunca vou me esquecer de quantas vezes pedi desculpas a ele pela gafe que cometi.

2 - Nessa mesmas andanças cheguei ao Equador um mês após o país ter adotado o Dólar americano como a sua moeda. A inflação na vigência do Sucre, a moeda anterior, era enorme e quem recebia em Sucre passou a receber em dólares, mas a inércia da inflação continuou, ou seja, as pessoas não conseguiam deixar de lado a inflação, tinham "casado" com ela.

Este foi um cuidado que os alquimistas do Real tiveram que tomar porque a reação da oposição foi enorme: "Como viver com um salário mínimo de apenas 70 moedas?", isso não estava no imaginário das pessoas, acostumadas a salários de milhares de moedas.

Voltemos à minha aplicação: de repente eu a vi valendo 955 salários mínimos quando tinha aplicado apenas 322. Beleza. O mar serenou, e a a partir de 1995 a inflação conseguiu se manter no nível de 1 dígito, á exceção de 2002, 2015 e 2021. Mas sempre tem um "só que".

A partir de 2012 a minha aplicação começou a perder em salários mínimos (SMs) para o número de meses que eu apliquei. Observem que a queda na minha aplicação em salários mínimos foi constante desde a criação do Real, e tenho que dizer que a culpa não foi dele.

Observem que os alquimistas brindaram o SM com R$ 70 quando o valor corrigido dele era de não mais que R$ 7. Na verdade o SM de hoje, para ter o mesmo valor aquisitivo do SM de 1968, quando comecei minhas aplicações, seria de apenas R$ 492. Ou seja, as minhas aplicações iniciais tinham um valor muito inferior em salário mínimo ao SM de hoje. 

Não quero dizer com isso que o salário mínimo está mais alto que devia. Ele sempre foi baixo porque os nossos governantes nunca se preocuparam muito com ele, e o crescimento que ele teve a partir do Real diminuiu um pouco essa injustiça e fez com que as minhas aplicações iniciais valessem pouco.

Hoje em dia fazer copy/paste em jornais é impossível, mas o editorial de anteontem do Estadão foi a melhor coisa que eu li a respeito dos 30 anos do Real, e acho que o Estadão não vai se zangar se eu copiar dois parágrafos deste editorial:

Um plano como o Real, pensado, implementado e comunicado como foi feito, decerto foi um milagre, um acidente histórico, um ponto fora da curva, ou qualquer outra expressão similar que o leitor queira empregar no lugar. Dificilmente se repetirá, não apenas na área econômica, mas em qualquer outra esfera da administração pública. Em primeiro lugar, havia o quilate intelectual, a capacidade administrativa e o espírito público dos envolvidos, a começar, é claro, pelo presidente Fernando Henrique. Cardoso.

Ademais, ao longo dessas três décadas a política, desafortunadamente, deixou de ser tratada como um meio civilizado de negociação da miríade de interesses em jogo na sociedade para ser apresentada por trambiqueiros de todas as cepas como uma guerra de aniquilação. Isso dificulta, quando não interdita, a formação de consensos mínimos entre cidadãos, como foi o Real, em que pesem suas diferenças políticas e ideológicas

------------------------

PS - O link abaixo tem as planilhas que eu utilizei para chegar aos resultados da tabela apresentada no Post.

  • A planilha Reais traz mês a mês o valor da minha aplicação na moeda da ocasião
  • A planilha Salário Mínimo tem o valor da minha aplicação em SM mês a mês. 
  • A planilha Valor SM traz o valor do salário mínimo mês a mês. Ela foi tirada da artigo publicado pela Ecalculos que está no link: https://www.ecalculos.com.br/utilitarios/historico-salario-minimo.php
  • A planilha Infl Anual foi traz a inflação ano a ano, derivada da planilha seguinte.
  • A planilha IPCA foi a mais complicada. Na verdade o IPCA só passou a existir desde 1995, e esses valores foram tirados do site do IBGE. De 1975 a 1994 eu consegui os valores de inflação mês a mês no site da FIPE: https://www.fipe.org.br/pt-br/indices/ipc/#indice-mensal&macum. De 1968 a 1974 eu tirei na Wikipedia o valor anual da inflação e introduzi na tabela o valor mensal derivado dele.
  • E finalmente chegamos à tabela do Post, a Cético 2
E assim apresento as planilhas que utilizei no link abaixo para quem tiver interesse nelas:






Comentários

  1. Caro Fontenelle, num pais com tantas mudanças de moeda dificulta a análise dos acontecimentos e você encontrou uma para o seu caso. Achei interessante e, gostaria de dizer que a sua formação pelo ITA valeu a pena. Foi a realização de seu sonho realizado com muito esforço. Tenho certeza de que você deixou muitos legados por onde passou. Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi