Pular para o conteúdo principal

Sobre a Bíblia

Onze anos atrás tivemos o episódio das torres gêmeas, em que um punhado de loucos tocou fogo no mundo. O resultado foram duas guerras e milhares de mortos. Já recentemente se percebeu que para tocar fogo no mundo a Internet é muito mais barata e eficaz; basta um filme mambembe sobre Maomé.

Ao ser indagado sobre o motivo de tamanha revolta contra o tal filme, "A Inocência dos Muçulmanos", um imã declarou que não era sequer necessário recorrer ao Corão. Bastava ler Levítico na Bíblia, Antigo Testamento. Resolvi então investigar do que trata esse livro, o terceiro da Bíblia. É talvez o livro mais importante no que tange as leis que regem o judaísmo: os rituais, as normas, o calendário litúrgico, e assim por diante. Nele são descritas as leis sanitárias e dietéticas, as regras sobre a Moral e a Sexualidade, a proteção contra as doenças. A tradição judaica credita a Moisés a autoria dessas regras, que lhe foram passadas diretamente por Javé. Já os cristãos sustentam que ele foi escrito depois do exílio na Babilônia.

Acredito que o imã estava se referindo ao Capítulo 24, Versículos 10 a 23, que tratam da pena do pecado de blasfêmia:

E apareceu, no meio dos filhos de Israel o filho de uma mulher israelita, o qual era filho de um homem egípcio; e o filho da israelita e um homem israelita discutiram no arraial.
Então o filho da mulher israelita blasfemou o nome do SENHOR, e o amaldiçoou, por isso o trouxeram a Moisés; e o nome de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã.
E eles o puseram na prisão, até que a vontade do SENHOR lhes pudesse ser declarada.
E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Tira o que tem blasfemado para fora do arraial; e todos os que o ouviram porão as suas mãos sobre a sua cabeça; então toda a congregação o apedrejará.
E aos filhos de Israel falarás, dizendo: Qualquer que amaldiçoar o seu Deus, levará sobre si o seu pecado.
E aquele que blasfemar o nome do SENHOR, certamente morrerá; toda a congregação certamente o apedrejará; assim o estrangeiro como o natural, blasfemando o nome do SENHOR, será morto.
E quem matar a alguém certamente morrerá.
Mas quem matar um animal, o restituirá, vida por vida.
Quando também alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito:
Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará.
Quem, pois, matar um animal, restitui-lo-á, mas quem matar um homem será morto.
Uma mesma lei tereis; assim será para o estrangeiro como para o natural; pois eu sou o SENHOR vosso Deus.
E disse Moisés, aos filhos de Israel que levassem o que tinha blasfemado para fora do arraial, e o apedrejassem; e fizeram os filhos de Israel como o SENHOR ordenara a Moisés. 
Levítico 24:10-23

Traduzindo em miúdos, quem blasfema deve morrer. O imã está certo de acordo com as leis judaico-cristãs. Não há o que reclamar. Vamos mais a fundo no Levítico, no Capítulo que trata das Uniões Abomináveis:

E não chegarás à mulher durante a separação da sua imundícia, para descobrir a sua nudez,
Nem te deitarás com a mulher de teu próximo para cópula, para te contaminares com ela.
E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;
Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.
Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós.
Por isso a terra está contaminada; e eu visito a sua iniqüidade, e a terra vomita os seus moradores.
Porém vós guardareis os meus estatutos e os meus juízos, e nenhuma destas abominações fareis, nem o natural, nem o estrangeiro que peregrina entre vós;
Porque todas estas abominações fizeram os homens desta terra, que nela estavam antes de vós; e a terra foi contaminada.
Para que a terra não vos vomite, havendo-a contaminado, como vomitou a nação que nela estava antes de vós.
Porém, qualquer que fizer alguma destas abominações, sim, aqueles que as fizerem serão extirpados do seu povo.
Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o SENHOR vosso Deus. 
Levítico 18:19-30

Vamos nos concentrar na condenação do homossexualismo: "Com homem não te deitarás, como se fosse mulher". É comum vermos nas madrugadas evangélicas pastores apresentando ovelhas que dizem ter sido curadas do homossexualismo, que assumiram o novo papel hetero e que casaram, tiveram filhos e estão felizes com a nova situação. Também já tomei conhecimento de casos em que o pastor garantiu a cura, casou a pessoa e a homossexualidade retornou. De qualquer maneira, o fundamentalismo tem muito a agradecer ao Levítico, já que seus profetas tendem a levar ao pé da letra mandamentos que demonstram claramente que o Deus cultuado pelo mundo ocidental é tão cheio de ira quanto o Deus dos muçulmanos.

Apresentei esses dois capítulos a uma amiga, que por sinal me presenteou com uma das Bíblias que possuo. Cobrei dela uma explicação para tanta intolerância. Sua resposta foi que não se pode interpretar o Antigo Testamento sem que se procure no Novo a correção que Cristo com certeza deu a esses preceitos. Não é o que a prática nos oferece. Não é o que pregam os responsáveis por divulgar a mensagem da Bíblia.

Toda a revolta dos muçulmanos se deve a supostos desvios de conduta de Maomé descritos no filme. Abrão não fica atrás. Ele deu sua mulher Sara a dois reis: O faraó do Egito e a Abimeleque, rei de Gerar, como mostram os capítulos do Gênesis:

E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista;
E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida.
Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.
E aconteceu que, entrando Abrão no Egito, viram os egípcios a mulher, que era mui formosa.
E viram-na os príncipes de Faraó, e gabaram-na diante de Faraó; e foi a mulher tomada para a casa de Faraó.
E fez bem a Abrão por amor dela; e ele teve ovelhas, vacas, jumentos, servos e servas, jumentas e camelos.
Feriu, porém, o SENHOR a Faraó e a sua casa, com grandes pragas, por causa de Sarai, mulher de Abrão.
Então chamou Faraó a Abrão, e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher?
Por que disseste: É minha irmã? Por isso a tomei por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te.
E Faraó deu ordens aos seus homens a respeito dele; e acompanharam-no, a ele, e a sua mulher, e a tudo o que tinha. 
Gênesis 12:11-20

E partiu Abraão dali para a terra do sul, e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar.
E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.
Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.
Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa?
Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto.
E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la.
Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.
E levantou-se Abimeleque pela manhã de madrugada, chamou a todos os seus servos, e falou todas estas palavras em seus ouvidos; e temeram muito aqueles homens.
Então chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito.
Disse mais Abimeleque a Abraão: Que tens visto, para fazer tal coisa?
E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa da minha mulher.
E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher; 
Gênesis 20:1-12


Ou seja, Abrão era casado com uma irmã. Onde ficam as regras do Levítico para o grande patriarca do judaísmo?

Mas o que mais me intriga é o evidente despreparo com que nos deparamos ao assistirmos na TV a essas demostrações de intolerância. Vejamos alguns exemplos:

1 - A Veja de 21 de novembro traz uma frase de um tal Alair Sérgio, pastor evangélico de Sergipe: "Vocês que acham que Niemeyer está perto da morte estão muito enganados. Ele é um senhor bondoso que ainda viverá muito, pregando a palavra do nosso amado Jesus Cristo". Dizer isso de um ateu e comunista confesso é no mínimo má intenção. O pastor sabia que ninguém sabia que Niemeyer era ateu e usou seu nome famoso para catalizar a platéia. Ou será que ele não sabia que Niemeyer era ateu? Ou será que ele fez isso para irritar Niemeyer e abreviar sua agonia?

2 - Uma figura importante de uma igreja que não vem ao caso citar me perguntou de supetão: "Esse venezuelano Maldonado da Fórmula 1 é Pastor será de que igreja?". Isso não é invenção.

3 - Uma vez fui convidado por uma aluna de piano da minha mulher para ir a um culto da sua igreja. Era uma surpresa, minha mulher ia receber uma homenagem, pois a garota era responsável por tocar o órgão da igreja. O sermão era sobre uma aposta que Deus fez com Satanás:

E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.
Então respondeu Satanás ao SENHOR, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?
Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.
Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.
E disse o SENHOR a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do SENHOR. 
Jó 1:8-12


Pois bem. Satanás deitou e rolou. Matou inclusive as três filhas de Jó, mas Jó não blasfemou.

Disse então o Pastor que Deus Acabou por recompensar Jó, devolvendo a ele tudo o que Satanás tinha tomado, e terminou por lhe dar mais três filhas, "que eram tão belas que ganharam concursos de miss".

4 - Para terminar, um trecho do discurso de Hitler:

“Como um Cristão amoroso e como um homem, leio a passagem que nos conta como o Senhor finalmente se ergueu em Sua força e apanhou o azorrague para expulsar do Templo a raça de víboras. Como foi esplendida a sua luta em defesa do mundo e contra o veneno judeu. Hoje, depois de 2 mil anos, é com muita emoção que reconheço, mais profundamente do que nunca, o fato de que foi em nome disso que Ele teve que derramar Seu sangue na cruz. Como cristão tenho o dever de não me deixar enganar, tenho o dever de lutar pela verdade e pela justiça. E como homem, tenho o dever de zelar para que a sociedade humana não sofra o mesmo colapso catastrófico que sofreu a civilização do mundo antigo 2 mil anos atrás – uma civilização que foi levada a ruína por esse mesmo povo judeu.” – Discurso do Adolf em 12 de abril de 1942, em Munique.

Como tudo o que diz respeito a essa figura causa ojeriza, nada mais justo que divulgar que ele era ateu. E é isso que sistematicamente se faz. Para os fundamentalistas não acreditar na existência de um Deus é a suprema ofensa, e deve-se comparar o ofensor a Hitler.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi