Pular para o conteúdo principal

Lição Número Três: O Intervencionismo

Continuando com o pensamento de Mises, em que estou me baseando no livro "As Seis Lições", vamos tratar de um assunto que persegue de forma sistemática todos os países "down the Equator". A ocasião é propícia para uma análise dessa praga que nos persegue nessa parte obscura da América, banhada de sol e mergulhada na mais negra concepção de como se deve governar: estamos passando talvez pela pior fase em termos de qualidade de governo, com os nossos messias se arvorando no dever de intervir em todas as facetas da nossa sofrida existência.

O que se quer discutir aqui é a função do governo, já que se entende que "o melhor governo é aquele que menos governa". Resumidamente a função primordial de um governo é a proteção das pessoas, tanto a nível interno como externo. Na economia de mercado pode-se dizer que a principal incumbência do governo é proteger o funcionamento básico dessa economia, tanto dentro como fora do país.

Nas condições em que se encontra a nossa economia, não podemos falar em economia de mercado pura. Vamos então chamar esse estado de coisas de "economia mista", onde o governo é proprietário e gestor de grandes e importantes empresas.

Vamos analisar rapidamente o que se passa em uma empresa administrada pelo governo. Ele tem que contratar pessoal para trabalhar nessas empresas; tem também que comprar matérias primas  e vender os serviços ou mercadorias para o público. Até aqui não vemos diferença entre o patrão governo e o patrão empresário; ela começa a aparecer no resultado: se houver déficit na operação, o governo tem todas as condições de financiar esse déficit, pois sua capacidade de financiar essa empresa é ilimitada. A situação do empresário é diferente: se a empresa não der lucro no médio prazo ela vai à falência e acaba. Daí se entende que a preocupação com a eficiência deve ser muito maior em uma empresa privada que em uma estatal.

Tudo bem que um governo decida participar com empresário em áreas que a sociedade considere estratégicas. Essas empresas certamente não serão eficientes e a sociedade prazerosamente vai arcar com os déficits decorrentes dessa política. É provável que mais tarde a sociedade se canse dessa situação e eleja um governo que promova a privatização desses "dinossauros". Essa história é bem conhecida. O Intervencionismo é mais que isso; ele se revela pelo governo desejoso de ir além. Ele interfere nos processo como opera o mercado; interfere nos preços, nos salários, nas taxas de juros e no lucro. A finalidade dessa interferência é a de obrigar os homens de negócio a conduzir suas atividades de forma diferente da que escolheriam caso tivessem de obedecer apenas aos consumidores. O objetivo é a restrição do poder do consumidor, arrogando para si aquilo que a economia de mercado atribui aos consumidores.

Tomemos como exemplo o controle de preços, medida altamente praticada em nosso continente. Ele acontece em seguida a um excesso de oferta de moeda que resultou num aumento da inflação. Mises cita um exemplo interessante, anterior à invenção da imprensa. Um imperador romano, Diocleciano, resolveu aumentar a oferta de moeda pelo único meio disponível na época; a adulteração, misturando à prata quantidades cada vez maiores de cobre. Como consequência dessa aumento de dinheiro em circulação veio uma alta de preços, seguida de um decreto para controla-los. Dizem os historiadores que o Império Romano nunca se recuperou da desintegração social decorrente dessa medida.

Mas por que o controle de preços não funciona? É comum se ouvir que "para dar eficácia ao controle de preços é necessário apenas ser implacável". Diocleciano foi implacável, já que naqueles tempos não havia muita moderação em aplicar a pena de morte. Um exemplo clássico que permeia as diferentes épocas é o do preço do leite, dado que ele é um insumo de grande importância. Na ausência de chuvas ele costuma subir e a sociedade reclama. O governo resolve investir em popularidade e decreta o controle sobre o preço do leite. O preço menor provoca um aumento de demanda, ao mesmo tempo em que os produtores começam a sofrer prejuízos. Chega-se a um ponto de inflexão: o empresário privado não pode sofrer prejuízo, logo, ele para de fornecer leite; vende suas vacas para o abate ou passa a fabricar derivados do leite. A interferência do governo resultou em menor oferta do produto juntamente com a ampliação da demanda. O resultado é a criação de filas nos locais de venda e de um mercado negro do leite, a preços muito maiores que os definidos pelo governo. O governo então se sente frustrado: antes de sua intervenção o leite era caro, mas era possível comprá-lo; agora a quantidade disponível é insuficiente. A medida seguinte é o racionamento, o que vem a se traduzir em que alguns privilegiados vão conseguir leite e outros ficam sem o produto, e isso é definido de forma arbitrária. Por exemplo, crianças com menos de 4 anos recebem, crianças com mais de 4 anos não recebem, ou recebem a metade. A população está mais descontente que antes do controle do preço do leite; o governo vai então aos produtores e os questiona. A resposta é que os custos de produção são superiores ao preço estipulado pelo governo. Pois bem, vamos então definir um preço máximo para a ração. O processo se repete; a ração some do mercado, e o governo passará a controlar os insumos necessários à produção da ração. Abrir mão do controle de preços passa a ser fora de questão, já que o governo está convencido de que esse caminho não tem volta. A médio prazo ele estará controlando o preço da carne, dos ovos, da mão de obra, já que, na sua visão curta, sem o controle salarial o controle dos custos seria um contra-senso. Para que se evite a migração da mão de obra para os artigos de luxo, torna-se necessário controlar também os bens supérfluos, e por aí vai.

Para os que acham que esse procedimento é coisa que pertence ao passado, já que as lições de Mises datam de 1958, vejamos como está se comportando a nossa economia. Há anos o governo obriga a Petrobrás a manter baixos os preços dos combustíveis, isso para manter baixos os índices de inflação (digo baixos antes de levarmos em conta a absurda carga de impostos). Com isso a Petrobrás, um quase monopólio de prospecção de petróleo, teve que diminuir em muito o seu investimento em novas fontes de óleo. Seu valor no mercado caiu a ponto de ser suplantada pela Ambev, uma fabricante de cerveja. Sua produção tem diminuído de forma sistemática. Por outro lado o produtor de álcool começou a ter problemas com o preço baixo da gasolina: como o álcool tem poder energético em torno de 70% do da gasolina, ele tem que ser mais barato, mas os seus custos de produção subiram a ponto de torna-lo não competitivo em relação à gasolina. O consumo do álcool diminuiu e a procura pela gasolina aumentou. Veio a necessidade de se aumentar a importação de gasolina, o que tornou mais crítica a situação da Petrobrás. Resumindo: a Petrobrás está sendo sacrificada numa tentativa inútil de se controlar a inflação. Especialistas dizem que será necessário um aumento de 15% no preço do combustível para que a Petrobrás consiga cumprir o seu plano de investimento. O governo não deve permitir mais que 7%. Não duvidem se a próxima etapa vai ser definir qual deve ser o consumo de cada proprietário de automóvel. Isso depois do governo, de forma irresponsável, ter facilitado através de crédito fácil e diminuição de impostos, a aquisição do automóvel, aumentando em muito a circulação de carros em uma infraestrutura que não foi preparada para tal. O resultado foi uma explosão na procura de combustível.

Outra forma de intervencionismo muito praticado no Brasil atualmente é o protecionismo: o governo procura isolar o mercado interno do mercado mundial, introduzindo tarifas que elevam o preço interno da mercadoria acima do preço em que é cotada a nível global, o que possibilita aos produtores nacionais a formação de cartéis. Esse aspecto já foi analisado em post anterior, "O Equívoco Brasileiro", onde analisamos o caso da indústria automobilística nacional, mas ele merece um pouco mais de atenção: o governo, que através de sua própria interferência, possibilitou a criação de cartéis, acaba por se voltar contra eles com o argumento de que, se há cartéis, torna-se necessário interferir. O cidadão mal informado e inconformado com a situação vai dar todo o apoio a essa interferência, dizendo: "o governo tem que fazer alguma coisa a respeito, para isso existe o governo". Esse caldo de cultura é antigo, anterior à própria democracia moderna, quando o populacho acreditava que cabia ao rei a proteção dos seus interesses, e o que ele decidisse era o melhor. Não é nesse caso. A doutrina de que um rei ungido era o mensageiro de Deus e possuía poderes sobrenaturais levava pessoas a procura-lo para que, com um simples toque, curasse as suas doenças. Isso permanece até hoje no nosso imaginário, e é aproveitado à exaustão pelas nossas lideranças latinas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi