Pular para o conteúdo principal

Proposta para o Ministério da Família, dos Idosos, das Mulheres e da Juventude

MINISTÉRIO DA FAMÍLIA, DOS IDOSOS, DAS MULHERES E DA JUVENTUDE - PROPOSTA

A idéia aqui é juntar em uma única pasta as diversas divisões hoje existentes que são:
  • Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
  • Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
  • Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República
  • Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da Répública
e assim evitar o acúmulo de atribuições. Esse Ministério pertence à categoria dos que podemos chamar de ministérios "soft", aqueles com ênfase no social. Ele claramente deve manter uma grande afinidade com o Ministério do Trabalho e dos Assuntos Sociais, já sugerido anteriormente.

FAMÍLIA E TRABALHO

A promoção de um ambiente de trabalho que leva em conta a promoção da família é um foco de uma política sustentável. Além de um bom padrão financeiro e uma boa qualidade de vida, as condições que conciliem o trabalho e a família são essenciais para as famílias mais jovens, propiciando uma assistência melhor aos seus filhos.

As empresas também se beneficiam com as vantagens de uma política que concilie trabalho e família . Os funcionários que são suportados na conciliação das vidas familiar e profissional são mais motivados, se ausentam menos frequentemente e sofrem menos estresse. Some-se a isso uma maior atratividade da empresa para conseguir mão de obra no mercado; as políticas de conteúdo familiar estão se tornando cada vez mais importantes para atrair funcionários qualificados e retê-los.

A organização das viagens a serviço é fundamental para os pais conciliarem família e trabalho. Com a iniciativa da promoção das horas de trabalho em casa, em cooperação com as associações empresariais e sindicatos, podemos chegar a resultados muito bons para modelos de trabalho flexíveis. Os empregadores são encorajados e apoiados para fornecer modelos de trabalho que permitem aos pais e mães mais oportunidades de carreira e mais tempo para a família.

O objetivo da promoção do trabalho em casa é tornar a família um marco na economia brasileira. O Ministério da Família deve classificar as empresas em função do seu esforço na promoção da família, premiando aquelas que melhor promoverem essa política.

NOVOS PERFIL ETÁRIOS

As pessoas vivem hoje em média 30 anos a mais do que há 100 anos. E a maioria dos idosos tem a oportunidade de moldar ativamente os anos extras com uma boa saúde. Eles anseiam se envolver com toda a bagagem de sua experiência cultural e profissional de vida, manter-se ativos com a sua educação e seu conhecimento. Tornar isso possível é uma tarefa importante para o futuro da nação.

A mudança demográfica requer uma nova avaliação da velhice, o reconhecimento e a promoção do envelhecimento ativo, bem como organizar as abordagens realistas e diferenciadas com a idade e o envelhecimento da sociedade. Esse Ministério deve visar a promoção da valorização da idade na sociedade. Sob sua iniciativa, um programa irá apoiar a divulgação de um novo, diversificado e realista retrato da época em que vivemos.

Ajudar as pessoas idosas a viver de forma independente, mantê-las ativas e lhes proporcionar novas experiências, são uma preocupação central do Ministério da Família. Chamamos a atenção para a importância do esporte e da atividade física para as pessoas, na segunda metade da vida.

POLÍTICA DE IGUALDADE PARA MULHERES O HOMENS

Somente quando os homens e as mulheres tiverem as mesmas oportunidades, eles podem usar o seu potencial de forma otimizada. A política do Ministério, de igualdade de oportunidades, visa apoia-los nesse objetivo. Sabe-se que os homens e as mulheres têm diferentes oportunidades na vida. Podemos dizer que hoje em dia as mulheres, em média, têm mais sucesso na sua educação que os homens. No entanto, na vida profissional elas ganham menos que os homens, raramente alcançam os cargos de liderança, e raramente escolhem profissões científicas ou técnicas.

As mães gastam em média de mais tempo com a família, e muitas vezes renunciam pelo menos parcialmente ao emprego. Assim, as consequências das decisões que os casais tomam  juntos, como começar uma família, não são iguais para homens e mulheres: Enquanto os homens, através do trabalho mais contínuo, têm perspectivas de carreira e podem melhor se desenvolver pessoalmente, a situação das mulheres é de uma significativa desvantagem profissional que se acumula ao longo do tempo. Isso a longo prazo resulta em um salário e uma pensão menores. Estima-se que em média as mulheres são remuneradas em certa de 60% da remuneração masculina, e são elas que assumem o papel de chefes que família nas situações mais difíceis.

As desigualdades entre homens e mulheres em vários pontos da vida em comum são evidentes: Ao escolher uma carreira, ao fundar uma família, ao promover a entrada no mercado de trabalho. Aqui, portanto, dependem de políticas de igualdade de gênero modernas as oportunidades iguais e justas para a tomada de decisões individuais, independentemente do sexo.

As realidades de homens e mulheres de hoje são mais diversificadas do que nunca. No entanto, ainda existem algumas diferenças importantes de desigualdade de oportunidades entre mulheres e homens. As decisões para suas próprias vidas, o potencial e as oportunidades de cada indivíduo não pode e não deve depender do gênero.

POLÍTICA PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: OPORTUNIDADES PARA TODOS. 

O Ministério da Família visa criar igualdade de oportunidades para todas as crianças desde o início de suas vidas. As crianças especiais vão precisar de apoio para crescerem nas condições de vida difíceis que em que se encontram. A função do Ministério da Família é, portanto, a de  melhorar as estruturas sociais para as crianças e seus pais. Isso inclui a promoção da educação, o aconselhamento, a criação de redes de apoio, mas, acima de tudo, do tempo que as crianças podem passar ativamente com seus pais.

A proteção das crianças contra abuso sexual em instituições públicas e privadas, bem como no seio da família, é outra questão-chave do Ministério da Família. São apoiadas as medidas de prevenção, intervenção e informação para proteger as vítimas potenciais bem como aquelas já afetadas.

A partilha social equitativa, a boa educação para todos desde o início e as oportunidades justas para a integração são os objetivos principais de uma política de juventude que promova a coesão social e uma sociedade justa. Portanto, a política da juventude do Ministério da Família reforça o diálogo entre as gerações e as oportunidades de participação dos jovens. Ele mostra as áreas em que os jovens podem atuar, e encoraja o aproveitamento do uso destas oportunidades.

A MOLDAGEM DE UM VOLUNTARIADO ATIVO

O voluntariado é uma expressão de responsabilidade e uma contribuição essencial da sociedade para a igualdade de oportunidades. Podemos dizer que uma sociedade é tão mais evoluída quando maior for o seu trabalho voluntário. Ele enriquece a interação social e transmite uma sensação de realização que pode permanecer por toda a vida. É um ativo de valor inestimável e um dos recursos mais importantes que de que podemos nos valer. Portanto, a promoção da participação cívica nas sociedades democráticas também é objeto da política e do Estado, pois contribui de forma significativa para a coesão social.

Deve-se então promover a criação de um  Serviço Voluntário Federal, com a função de incentivar o trabalho voluntário nas comunidades. Ele deve ser aberto a homens e mulheres, principalmente em idade escolar, e deve ser feito nas áreas social e ambiental, mas também em outras áreas, como no esporte, na integração, na cultura e na educação, bem como na proteção civil e de desastres.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi