Pular para o conteúdo principal

Por uma Terceira Via - 4

As coisas não estão fáceis à primeira vista. O Macaco Simão chega a dizer que o IPCA, acumulado em 10,06% em 2.021, se assume como o melhor candidato da Terceira Via, ultrapassando Moro, Ciro, Dória, etc. 

Mas ainda é cedo para se jogar a toalha. Temos que acreditar que o Brasil merece algo menos ruim que os dois que encabeçam as intenções de voto nas pesquisas. Por isso hoje vamos começar dando um olhada num dado importante: a segunda opção de voto dos brasileiros. O Instituto Quaest, fez um levantamento interessante. A pergunta era: qual seria a sua segunda opção de candidato. 

A coisa está tão polarizada que o eleitor de Lula não indica Bolsonaro como segunda opção, e vice versa. Os mais citados foram:

Segunda Opção

  • Ciro Gomes - 18%
  • Sérgio Moro - 14%
  • Lula - 8%
  • João Dória - 6%
  • Bolsonaro - 6% 
  • Simone Tebet - 4%
  • Rodrigo Pacheco - 2%
  • Felipe d'Ávila - 1%
  • Branco / Nulo - 33%
  • Indecisos - 9%
Este resultado era mais que esperado, por vários motivos. Primeiro vamos ver qual a primeira opção em outro instituto, o Ipespe:

Primeira Opção
  • Lula - 44%
  • Bolsonaro - 24%
  • Sérgio Moro - 9%
  • Ciro Gomes - 7%
  • João Dória - 2%
  • Simone Tebet - 1%
  • Rodrigo Pacheco - 1%
  • Felipe d'Ávila - 1%
  • Branco / Nulo - 6% 
  • Indecisos - 7%
Vamos inicialmente supor que Lula não possa se candidatar, hipótese provável se lembrarmos que ele não foi inocentado pelos crimes pelos quais responde. Nesse caso é válido pensar que uma parcela significativa de seus leitores se volte para o Ciro, e ele se torne a maior segunda opção. Segundo a Quaest, se isso acontecesse 28% dos Eleitores de Lula votariam em Ciro, que passaria a ter os 7% que já tem mais 28% dos 44% atuais de Lula, ou 7% + 44%x28% = 19%. Ou seja, sem Lula, Ciro seria um forte adversário de Bolsonaro, já que é de se esperar que, dos eleitores lulistas que não votariam em Ciro, ninguém irá votar em Bolsonaro..

Mas isso dificilmente vai acontecer, o que significa que Ciro dificilmente vai crescer tendo Lula como seu adversário principal. Logo o cenário atual, talvez infelizmente, torna inviável o progresso da candidatura de Ciro. Para se viabilizar ele terá que convencer o eleitor a deixar de votar em Lula para votar nele. Ainda segundo a Quaest o eleitor de Ciro é o que mais facilmente escolhe um segundo nome, só 16% dos seus eleitores votariam em branco. 

Doria é o segundo candidato que tem as menores taxas de voto em branco se ele deixar de ser candidato. Isso significa que na verdade os eleitores não acreditam que Ciro e Doria se viabilizem e estão preparados para encolher um segundo nome.

Vejamos o que aconteceria se Bolsonaro desistisse de concorrer à reeleição. Nesse caso Moro teria 24% dos votos dos atuais eleitores de Bolsonaro, ou 24% x 24% = 6%, que somados aos seus atuais 9% dariam a ele 15% dos votos, número ainda muito distante dos 44% atuais de Lula, mas mais que suficiente para levá-lo ao segundo turno (se Lula não levar no primeiro turno).

Diz também a pesquisa que 22% dos eleitores de Moro têm Bolsonaro como segunda opção. Isso se explica porque eleitores de Moro querem derrotar o PT, mesmo que para isso sejam forçados a votar em Bolsonaro.

Agora a boa notícia: 26% dos eleitores não gostariam de votar em Lula nem em Bolsonaro. Isso mostra de forma clara que ainda existe espaço para um nome da Terceira Via, mas está chegando a hora dos gatos pingados deixarem a vaidade de lado e desistirem de uma candidatura que só serve para colocar em seu currículo o fato de ter sido candidato a Presidente do Brasil.

O que leva o eleitor a votar em Chico ou Francisco é a crença de que ele vai resolver os problemas importantes que o afligem, e a economia hoje se apresenta como o mais importante. Nessa área Lula leva uma vantagem sobre Bolsonaro de 48% x 20%. Já dizia a campanha de Clinton que "é a economia, estúpido," o assunto a ser atacado para se vencer uma eleição. 

Segundo João Dòria, (https://www.gazetadopovo.com.br/eleicoes/2022/joao-doria-terceira-via-unificacao-junho-moro-tebet-entrevista-excusiva/?ref=link-interno-materia), existe uma  convergência entre ele, Moro e Simone Tebet para que aconteça uma unificação de suas candidaturas, que deve ocorrer em junho. São três candidatos que se unidos trazem esperança por terem características que existem individualmente em apenas um deles:
  • Acho Simone Tebet a menos preparada dos três no quesito economia, mas em sendo mulher ela pode carrear um eleitorado imenso, superior a 50%, para uma proposta séria dessa aliança.
  • João Doria a meu ver nesse campo é de longe o mais preparado. O PIB do estado cresceu 0,4% em 2020 enquanto o do Brasil foi de -4,1%. A projeção para 2021 para o PIB de SP dá um mínimo de 5,6% e um máximo de 6,4%. Já a projeção PIB brasileiro é de 1,8%. Ele tem como defeitos o fato de ser paulista e ter uma facilidade enorme de criar desafetos.
  • Moro é odiado como traidor de um lado e como juiz venal do outro lado dessa sociedade polarizada, mas entendo que, dessa trinca, na situação em que se encontra hoje nas pesquisas, não é o ideal mas é o que temos agora. 
E vamos continuar acreditando

Comentários

  1. Boas considerações. Vamos aguardar.
    Hoje, o Ciro parece ser quem tem maiores chances de unificar o País. Mas essa unificação seria provavelmente efêmera e já no segundo ano poderia estar sendo votado um processo de impeachment no Congresso.

    ResponderExcluir
  2. O discurso do Ciro Gomes no lançamento de sua pré candidatura no PDT , evento de ontem , considero histórico e muito claro no que defende e propõe. Quem for contra que encontre os argumentos para contrapor a visão do Ciro e do PDT. Mas antes, escute e veja o discurso completo. Não creio que ganhar a eleição seja o principal ante a urgência de discutir e encontrar caminhos. Em seguida recomendo a comemoração do centenário de Leonel Brizola com Lupi e Ciro e apresentada por Juliana Brizola e irmão. Emocionante e cheio de informações valiosas sobre a história do período. Sou a favor de uma campanha limpa e fiel aos princípios atualizados do trabalhismo que estas propostas sejam respeitadas ao menos porque vão ser o futuro deste país se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  3. No momento, posso informar que a ideologia dos candidatos não me convenceu. As noticias veiculadas não me permitem ter o tirocinio para definir meu voto ainda. Vou dar tempo ao tempo, mas não nego que está dificil tomar uma decisão em qual candidato cravar o voto na urna eletrônica. Continuo céptico sobre esse tema da 3ª via.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Moura
      Estou impressionado com a minha incapacidade de transmitir o que entendo como prioridade exclusiva da forma como devemos tratar essas eleições: EVITAR QUE LULA VOLTE E QUE BOLSONARO CONTINUE. Só isso. Não vamos ter o prazer de votar com a cabeça, muito monos com o coração. Pena, mas é o que precisamos entender, a não ser que sejamos Lulistas ou Bolsonaristas.

      Excluir
  4. Caro Mestre, realmente o tema é multifacetado, gerando mesmo dificuldade de tomada de decisão. O que mais tem me intrigado é que, por enquanto, a 3ª via ainda é um sonho distante, também por falta de opções de bons candidatos.

    ResponderExcluir
  5. Vamos continuar acreditando e torcendo!
    Gosto das suas reflexões!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acreditar sempre, mas com algum cepticismo. Tenho a impressão de que cada candidato viável a cumprir o papel da 3ª via, não conseguirá ultrapassar o limiar dos 10% dos votos pelo Brasil afora. Posso estar enganado...A ver.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Sobre o Agronegócio

A nossa sociedade, a nível global, está passando por um processo desafiador a respeito do nosso comportamento, onde as ferramentas, que foram criadas para melhor nos informar, nos desinformam. Uma das questões que se apresentam é: por que discutimos?  Vamos concordar que se não discutíssemos o mundo seria diferente, mas não tenho muita certeza se ele seria melhor. A discussão é uma forma de vendermos o nosso entendimento das coisas, na esperança de arrebanhar adeptos para ele. Para tanto lançamos a nossa opinião sobre um assunto e aguardamos o efeito que ela faz. Hoje em dia isso está se tornando uma missão quase impossível, porque se tornou lugar comum sermos impedidos de levar o nosso raciocínio em frente, com interrupções constantes, que são a arma utilizada para nos desqualificar de antemão, nesse ambiente tóxico que estamos vivendo. O ideal a meu ver seria voltarmos à velha fórmula de comunicação via rádio, em que nossas falas terminariam com a palavra "câmbio", a qual s