Pular para o conteúdo principal

O FIES Australiano

Estou em Melbourne, Austrália, desde o dia 25/04, devendo retornar ao Brasil dia 08/05, com parada de dois dias em Abu Dhabi. Vim visitar minha filha mais velha, meu genro e meus dois netos. Ambos os netos estão cursando universidade em Melbourne, e ambos participam de um programa de financiamento estudantil do qual eu já falei neste Blog, mas como estou aqui resolvi me aprofundar mais no assunto.

Meu neto mais velho está cursando o 3º ano de Economia e o mais novo entrou agora no curso de Engenharia Elétrica. Eles estão enquadrados no programa CGS (Commonwealth Grant Scheme), cujo site contendo as "guidelines" é o descrito abaixo:

https://education.gov.au/higher-education-loan-program-help

Na Austrália, por se tratar de um país "pobre", ao contrário do nosso que é rico, todos pagam a universidade, com muito poucas exceções. O programa CGS garante financiamento a todas as universidades públicas. Já para as universidades privadas apenas os cursos aprovados pelo governo têm o financiamento garantido pelo mesmo. Os cursos técnicos, considerados de grande importância, não estão incluídos no programa CGS. O governo nesse caso financia o empregador, que paga o curso para o empregado.

Vamos tentar raciocinar de forma diferente, entendendo a universidade, mesmo a pública, como uma empresa. Ela vai possuir um orçamento, e com base nele vai definir o custo de cada curso que oferece, e com base nesse valor vai definir o valor a ser pago pelo o aluno. No início do semestre letivo ela envia para o aluno a fatura daquele semestre.

Meu neto mais novo entrou na Swinburne University of Technology este ano. Ele recebeu a fatura do primeiro semestre do curso de Engenharia Elétrica, e tinha que tomar a seguinte decisão:
  1. Assumir o compromisso de pagar a fatura. Nesse caso ele teria um desconto de 20% sobre a mesma. Por exemplo, um semestre de AU$ 5.000 sairia por AU$ 4.000 (dólares australianos)
  2. Pagar no mínimo 20% da fatura. Ele também teria um desconto de 20% sobre a mesma. Por exemplo, no mesmo curso ele pagaria AU$ 1.000 e assumiria junto ao CGS uma dívida de AU$ 3.000
  3. Não pagar nada e entrar no programa CGS. Nesse caso, para o mesmo curso, seria assumida um dívida de AU$ 5.000.
Ele optou por assumir junto ao CGS a dívida total da fatura do primeiro semestre. Isso significa que o governo pagou à universidade um total de AU$ 5.000 pelo semestre do meu neto mais novo (o valor real é bem próximo deste, mas eu arredondei para ficar mais fácil o raciocínio).

Já o meu neto mais velho tem emprego fixo como "cadete" em uma empresa de consultoria, e ganha bem. A mão de obra na Austrália é escassa e procura nas universidades alunos bons desde a sua entrada na mesma, oferecendo emprego fixo e um plano de carreira. Nessa condições ele optou por pagar 20% das faturas (foram 5 até agora), e ao término do curso ele vai ter uma dívida de 60% do valor total do curso (ele pagou 20% e teve um abatimento de 20% em todas as faturas).

É claro que essa decisão é semestral, e nada impede que por exemplo o neto mais novo resolva pagar parte das faturas seguintes, contanto que haja disponibilidade de sua parte ou da parte dos pais. Ou que o neto mais velho desista de pagar os 20%. 

E a dívida, o que vai acontecer com ela? Observem que a dívida é do aluno com o governo. Toda a atividade de ensino é custeada pelo aluno que pode pagar, ou pelo governo na forma de pagamento das faturas daqueles que não podem ou não querem pagar; mas vão pagar. Essa dívida sofre correção com o índice de inflação australiano, e o aluno ao entrar no programa CGS recebe, se já não tem, uma "Tax File", o que seria correspondente ao nosso CPF. 

Quando a declaração de renda do futuro profissional atingir o valor mínimo bruto de AU$ 55.000, o programa de declaração de renda aplica um cobrança automática da dívida no imposto a pagar. Essa cobrança começa em 4% do valor bruto de sua renda e termina em 8%, crescendo de acordo com a renda auferida.

Vemos aqui um verdadeiro ovo de Colombo: as universidades, pelo menos no que diz respeito ao ensino regular, possuem um planejamento que eu chamaria de perfeito. Ao contrário do caso do Estado de São Paulo, que dedica um percentual de sua arrecadação às suas universidades e não cobra qualquer resultado, aqui na Austrália a universidade só recebe do governo se houver aluno, e se esse aluno não pode pagar. Como ela é a dona do seu orçamento, e precisa de alunos para sobreviver, ela estabelece uma política de oferecer por sua conta bolsas aos melhores alunos das escolas públicas. Com isso ela ganha prestígio junto à sua clientela. Foi o caso do meu neto mais novo, que por ter sido um bom aluno na "high school" recebeu um bônus e uma oferta de fazer um semestre em uma extensão da universidade em outro país.

O ensino na Austrália é um negócio muito lucrativo. Devido à sua proximidade com o Sudeste da Ásia e com a China, verdadeiras hordas de alunos chegam aqui para fazer curso superior, o que levou as universidades a exportar cursos. A Swinburne University por exemplo tem uma extensão na Malásia.

Estou decidido a enviar um relatório mais detalhado do que vi aqui para o congressista no qual votei. Sei perfeitamente que isso é malhar em ferro frio. Dado o domínio da mediocridade e do sindicalismo no nosso meio universitário, e no nosso ensino em geral, duvido muito que essas ideias sejam levadas em conta. Discuti isso antes de vir pra cá com pessoas do meio universitário de Campinas e a resposta foi que o modelo brasileiro é o europeu, e europeu não paga universidade. Bom pra nossa elite que é muito parecida com a nobreza européia, e para os sindicatos que vivem às custas dessa aberração.

Mas eu sou teimoso. Vou malhar o ferro, mesmo que ele esteja frio. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi