Pular para o conteúdo principal

As Opções de Temer

Michel Temer, depois do ocorrido domingo passado, cada vez mais se caracteriza como a alternativa para darmos fim ao projeto de poder de Lula. Dele podemos esperar duas atitudes, e elas já foram tomadas pelos dois Vice Presidentes que assumiram o governo nesse período pós ditadura: José Sarney e Itamar Franco.

O primeiro foi a solução constitucional à morte de Tancredo Neves. Totalmente despreparado para assumir um cargo de tamanha responsabilidade, transformou o Palácio do Planalto numa extensão do compadrio reinante no Congresso, e seu governo se notabilizou por acusações de corrupção, de superfaturamento e favorecimento político nas concessões públicas. Várias tentativas de combate à hiperinflação resultaram em nada: os Planos Cruzado I e II, Bresser e Verão foram fracassos retumbantes e o país terminou seu mandato mergulhado em forte recessão. É claro que não podemos aceitar essa opção nesse momento em que já temos todos esses ingredientes ao nosso dispor. Ou seja, Temer não pode ser um Sarney. .

O segundo se uniu a Fernando Collor e na chapa de um tal PRN (Partido da Reconstrução Nacional), criado para abrigar o novo messias, uma espécie de Lula às avessas. Com o Impeachment deste, assumiu o governo em outubro de 1992, e com sabedoria colocou um estadista, que era na verdade um sociólogo, no comando da Economia (?), e nos legou o que com certeza foi o melhor presente que a sociedade recebeu nesse período: o Plano Real.

As forças estão se movimentando no Congresso na direção da primeira opção. Os partidos que votaram a favor do Impeachment: PP. PR, PTB, PSB, já enviaram a Temer a "fatura": exigem "reconhecimento" no eventual futuro governo. Aguinaldo Ribeiro, ex ministro de Dilma, declarou que "o PP é o partido que decidiu o processo e não tem como ser ignorado por quem quer que seja". O PR já declarou que a prioridade é manter o Ministério dos Transportes, embora o placar de 26 x 14 a favor do Impeachment não o qualifique tanto assim (é bom lembrar que o cacique do PR se chama Valdemar Costa Neto). Para o PSB, o resultado "poderia ser outro" não fossem os 29 votos a favor do Impeachment".

Tudo indica no entanto que Michel Temer andou lendo FHC e está decidido a reservar para si uma cota de ministérios, que vão permitir que ele passe à sociedade a mensagem de que ele está comprometido com a recuperação da terra arrasada que vai herdar. Seu foco esta na criação de três superministérios que irão enxugar o tamanho da máquina do governo e lhe permitam a retomada do crescimento e a estabilidade política. Ela sabe muito bem que isso só será conseguido com um ministério reconhecidamente técnico.

Os superministérios seriam o da Economia, o da Infraestrutura e o Social. Para a Economia estão cotados os nomes de José Serra, Armínio Fraga Henrique Meirelles e Marcos Lisboa. Alguns já declinaram do convite mas se comprometeram a participar da agenda econômica. A Infraestrutura tem como candidatos José Carlos Aleluia e José Serra. A Área Social ainda não tem um nome certo, mas a intenção é concentrar em um único guarda chuvas o saco de gatos que é a atual política social. Fala-se em Gabriel Chalita para essa pasta.

Os nomes são infinitamente melhores que os atuais ocupantes dessas pastas, e a coisa não para aí: Cláudio Moura e Castro, Gabriel Chalita ou José Serra para a Educação; Moreira Franco para a Casa Civil; David Uip ou José Serra para a Saúde; Nelson Jobim para a Defesa; José Pastore para o Trabalho e a Previdência; Carlos Ayres Brito ou Alexandre de Morais para a Justiça. Nesse deserto em que se transformou o nosso ambiente político em termos de nomes (algo parecido com a nossa seleção de futebol), acho que poucas pessoas conseguiriam nomes mais adequados.

 A Veja de 20 de Abril, na sua coluna Radar, fala da delação premiada de Léo Pinheiro (OAS) e Marcelo Odebrecht. Segundo ela a OAS vai jogar uma pá de cal nos três casos de Lula: triplex, sítio e palestras; a Odebrecht vai aniquilar Dilma. Já Michel Temer "pode dormir tranquilo" (palavras da Veja). O argumento que o TSE, ao julgar a chapa Dilma - Temer, não pode separar os dois nomes é bastante questionável: as contas dois dois são separadas para efeito de julgamento pelo TSE e a de Temer não foi citada na Lava Jato (até agora).

Resumindo, seria bom se nos contentássemos como o que temos. Dias atrás sugeri que uma convocação de eleições seria viável se partisse do PT, após vencer a batalha de domingo. Agora acho impossível a iniciativa vingar, e o que temos não é mais que Michel Temer. Vamos torcer para ele ser o Itamar e não o Sarney. Uma vantagem é evidente: no lugar da Dilma Bolada poderemos vir a ter uma Grace Kelly:

Cabe ao PSDB chorar a oportunidade perdida. Com os melhores quadros ele vai ter que se contentar em ser o coadjuvante, se muito, da nova realidade. Não será governo nem oposição, apenas uma espécie de sócio menor. As decisões não vão passar por ele, e não adianta apresentar reivindicações. Vai ser um auxiliar que não faturará o sucesso, caso ele venha a ocorrer. Provavelmente vai continuar dividido entre Aécio, Alckmin e Serra, isso se Serra não resolver mudar de time.

Já com os outros 33 partidos a situação é da dar dó. O maior beneficiado com a troca de siglas recente foi o PP, que não por coincidência é o que tem o maior número de envolvidos na Lava Jato. A mesma Veja dessa semana cita Jair Bolsonaro como o nome que mais cresceu na preferência popular, com 8% das intenções de voto. Como diria minha finada Tia Eunice: "Gente, chamem um padre!!!"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi