Pular para o conteúdo principal

Um pouco de História II

A Coluna Prestes se aproxima de Carolina. Os homens responsáveis pela cidade, cientes do rastro de crimes que essa força revolucionária deixava pelas cidades por onde passava, receberam dois oficiais que vieram em companhia do carolinenese Hildebrando Rodrigues, emissários do Comando Revolucionário. Meu tio Rossini Gonçalves Maranhão descreve com minúcias essa passagem em seu livro "Carolina meu Mundo Perdido" (1971), de onde eu tirarei as informações a seguir.

Meu avô Diógenes Gonçalves de Souza, junto com mais dois cidadãos proeminentes da cidade responderam ao Comando Geral com a seguinte carta:

"Os membros do Partido Republicano Maranhense, representados pelos signatários da presente missiva, sabendo aproximarem-se da heróica terra de Elias Barros forças do Exército Libertador, dirigem-se ao Comando Geral das mesmas, saudando-os em nome do bom povo desta cidade que, de coração genuflexo, aguarda a vinda dos bravos defensores da República sã e moralizada.
Apesar dos boatos alarmantes espalhados, aguarda-os a boa terra carolinense, na maioria da sua população livre, de braços abertos, sem nenhuma tentativa de resistência, confiante e esperançosa na próxima redenção da Pátria Brasileira.
À disposição das tropas revolucionárias, para facilitar a passagem do rio Manoel Alves, segue um barço tripulado por pessoas adestradas nesse serviço.
Aproveitando a oportunidade apresentamos, em nome dos nossos amigos, protestos de respeito e simpatia aos valentes defensores dos postergados direitos do Povo Brasileiro.
Carolina, 8 de novembro de 1025
(aa)  Diógenes Gonçalves de Souza
        Sandoval Aires Maranhão
        Benjamim Carvalho"

Segundo meu tio Rossini, foram esses mesmos homens que, inspirados por um alto senso de equilíbrio e liderança, convenceram a população a permanecer em suas casas e receber a Revolução sob aplausos. Assim, no dia 15 de novembro, data da comemoração do 36° aniversário da República, as forças revolucionárias entravam em Carolina, sob as flores ques lhes atiravam as moças da sociedade.

Isso surpreendeu a Coluna, já que o comum era que a população fugisse à procura de segurança nas matas, e as cidades e vilas ficassem à mercê de marginais que as saqueavam, com a contribuição de elementos da Coluna, cujos líderes faziam vista grossa.

A tropa era composta de 1.200 homens e ficou acampada nas imediações da cidade, num local chamado Ticoncá, hoje um bairro de Carolina. Comandantes e comandados chegaram a Carolina necessitando de tudo. Fizeram então requisicões de roupas, suprimentos, animais de montaria e até dinheiro em espécie. Os proprietários dos bens confiscados receberam, assinados pelo Coronel Juarez Távora, documentos referentes às dívidas contraídas, que serviriam, segundo explicaram no "O Libertador" (publicação da Coluna impressa em Carolina), de comprovantes para o recebimento de indenização pelos cofres públicos federais, através das Delegacias Fiscais do Tesouro Nacional nos Estados, logo que vitoriosa a revolução. Um dos do meu avô dizia:

"FORÇAS REVOLUCIONÁRIAS                                 Carolina, 20/11/925
Q,G. da Divisão
REQUISIÇÃO
Requisito do Sr. Diogenes Gonçalves, morador em Carolina, município o mesmo nome, Estado do Maranhão, para uso da tropa, o seguinte:
1 (uma) peça de mescla - cento e sessenta mil réis                                    160.000
1 (um) kg. de linha de pesca - trinta mil réis                                                  30.000
2 (duas) caixas de balas "winchester" - cem mil reis                                    100.000
4 (quatro) caixas de bala "38" - oitenta mil réis                                             80.000
12 (doze) caixas de prato - cento e trinta mil réis                                        130.000
16 (ilegível) de brim - cinquenta e oito mil réis                                              58.000
9 (nove) animais de montaria - novecentos e noventa mil réis                    990.000
4 rezes de corte - trezentos e vinte mil réis                                                320.000
Importa essa requisição em - um conto oitocentos e sessenta e oito mil réis
Cel. Juarez Távora
RECIBO: Recebi do Sr. Diógenes Gonçalves os artigos acima requisitados, na importância total de um conto oitocentos e sessenta e oito mil réis (1:868.000)
                                                                          Carolina 20 de novembro de 1925
                                                                          Cel. Juarez Távora
                                                                          Chefe do Estado Maior

Vim a tomar conhecimento do papel do meu avô na passagem da Coluna Prestes por Carolina ao ler o livro do meu Tio. Décadas depois me deparei com o livro a meu ver mais completo sobre o assunto: "As Noites das Grandes Fogueiras - Uma História da Coluna Prestes", de Domingos Meirelles, Record, 1995. Trata-se de um livro fantástico, que descreve os motivos que levaram um grupo de visionários a percorrer um caminho que deixaria Mao Zedong com inveja, dada a sua extensão e as dificuldades encontradas. Na sua página 451 me emocionei muito ao ler:

"Os rebeldes são recepcionados pela Filarmônica Carolinense que, em uniforme de gala, executa com entusiasmo e ardor a marchinha "Ai, seu Mé, apelido pejorativo de Arthur Bernardes incorporado ao repertório carnavalesco.....

Cercados de tanto carinho, Juarez Távora e Lourenço Moreira Lima dirigem-se à população de Carolina de forma apaixonada....

A família Diógenes Gonçalves, uma das mais tradicionais da cidade, recepciona os rebeldes com uma grande festa.....

Antes de deixar Carolina, os rebeldes queimam em praça pública, diante de uma multidão estupefata, os livros e as listas de cobranças de impostos atrasados....."

Mas nem tudo foi festa. Ao deixar Carolina intacta graças à mediação do meu Avô, o que se constatou foi que não havia mais nenhuma montaria, nenhuma cabeça de gado, nem um saco de cereal, nenhuma munição, nem um metro de tecido, nada. A cidade estava à míngua. Meu Avô nunca se recuperou desse golpe. Já que ele era o maior atacadista da região e um dos grandes fazendeiros, foi o que arcou com o maior prejuízo. Ele terminou a vida, curiosamente, com agente da Cruzeiro do Sul. Para quem não sabe, Carolina era atendida por três companhias de aviação: Cruzeiro do Sul, Real Aerovias e Lloyd Aéreo, além de ser ponto de pouso da PanAm na sua rota Rio - Nova York.

Também décadas mais tarde tive a oportunidade de percorrer parte do caminho da Coluna Prestes na rodovia que hoje leva seu nome, passando por Arraias, Natividade, Porto Nacional, terminando em Palmas. Ao ver aquela terra pobre do leste do estado do Tocantins a caminho de Palmas, onde o meu Pai ia receber o título de cidadão tocantinense, me passou pela cabeça mover uma ação da minha família contra o Estado Brasileiro, com base nas requisições do Coronel Juarez Távora. Entendo que ela tem mais base que as indenizações pagas com base nas ações promovidas pelo Greenhalgh.

Deixa pra lá ......


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi