Pular para o conteúdo principal

Acho que vou ter que votar na Marina

O jornal Financial Times, que eu reputo como o mais confiável do mundo, discutiu os desdobramentos políticos da morte de Eduardo Campos na edição de 15/08 da forma como ela deve ser discutida: com total isenção. Talvez pelo fato de que de longe se tem uma visão mais abrangente do que se inserido no contexto.

Para o jornal, caso Marina Silva viesse a ser indicada para substituir Eduardo Campos, cresciam as chances de Dilma Roussef vir a ser derrotada. O PSDB, ao mesmo tempo em que festeja a quase certeza de que com Marina haverá segundo turno, se preocupa com a grande probabilidade de seu candidato Aécio Neves não voltar para o segundo tempo. Isso porque na última pesquisa do Ibope, anterior à morte de Eduardo Campos, Dilma estava com 38%, Aécio com 23% e Eduardo com 9%, só que nas eleições de 2010 Marina teve nas urnas 19% dos votos.

É inegável que Marina, por já ter sido candidata no último preito, tem uma vantagem enorme sobre Aécio em termos de ser sobejamente conhecida pelo eleitor a nível nacional, o que a torna para o PT uma ameaça maior. Pra não falar que num segundo turno a quase totalidade dos votos de Aécio iria migrar para ela. Daí a retomada ascendente da Bolsa após a morte de Eduardo Campos.

Podemos considerar que o voto em Marina em 2010 foi na verdade um voto de protesto, principalmente contra a polarização PT x PSDB  por que passa a nossa política. Só que não podemos ignorar que Marina é uma radical e ela leva a sério esse radicalismo na hora de fechar alianças nos estados. Para dar um exemplo, ela vetou a indicação de Márcio França, deputado federal pelo PSB, como vice na chapa de Geraldo Alckmin.

Mas o que chama a atenção do FT, assim como ao mercado de forma geral, é que pouco se sabe a respeito da continuidade, por parte de Marina, das propostas de Eduardo Campos na área econômica. Ela acaba de ser dispensada de assumir por escrito o compromisso de seguir ao pé da letra as propostas de Eduardo Campos.

Mas por que eu acho que vou ter que votar nela? É simples. Após o retorno das eleições majoritárias, com a total falta de intimidade do eleitor brasileiro com o processo eleitoral, interrompido que foi pelos anos negros da ditadura, resolvi criar uma regra bem simples para decidir em quem votar: no primeiro turno eu iria votar no candidato da minha preferência, e no segundo turno, caso ele não estivesse presente, naquele que eu julgasse estar mais à direita. Acho que não sou exclusivo nesse critério.

Assim sendo, devo votar em Aécio no primeiro turno e torcer pra não ter que votar na Marina no segundo. Isso porque caso venha a ter que passar por isso acho que vou ter que abandonar o meu critério. Se não vejamos:


Em seu blog, Reinaldo Azevedo rechaça todos as argumentos de Marina: houve sim os cuidados ambientais, a tese da inviabilidade econômica é uma falácia, o envolvimento do dinheiro público em Belo Monte se deve à ideologia esquerdizante do PT. Marina nada disse quando o PT decidiu tabelar o lucro, o que para mim a coloca em pé de igualdade com os petralhas.

Some-se a isso o verdadeiro pavor do agronegócio por um eventual governo Marina, mais o seu viés evangélico. Ou seja, Marina está em pé de igualdade com Dilma, em termos de ideologia e deve trazer para seu governo uma carga evangélica que me dá arrepios. Só que .....

em que pese tudo isso Marina é mais "democrata", ou pelo menos ainda não teve a oportunidade de mostrar suas garras, coisa que o PT já mostrou em detalhes. Segundo Arnaldo Jabor, vamos esquecer aquele lero lero de que esta eleição vai ser "normal", uma luta entre partidos para ver quem leva o poder. Nada disso, vamos travar uma batalha entre os democratas e os não democratas, e aí não cabe mais ser sensato.

Corre na Internet a teoria conspiratória sobre o acidente com Eduardo Campos, o que é claramente uma insensatez; mas imaginem o que iria ocorrer caso nas três eleições majoritárias nacionais que o PT perdeu tivesse ocorrido um acidente semelhante com seu candidato. É bem provável que o nosso país fosse outro completamente diferente nos dias de hoje, mas o que estamos acompanhando agora é uma quadro de comoção porém dentro da total normalidade.

Como o processo de tomada do poder pelo PT se deu por vias democráticas, a democracia já teve o seu papel a cabe agora substituí-la por uma política idêntica à da Rússia dos anos 30, e isso vem sendo feito com afinco. Prestem atenção no vídeo abaixo, que trata do decreto que cria os Conselhos Populares:


e nesse, que trata do Plano Nacional de Direitos Humanos:


e finalmente nesse, que trata da tomada do poder judiciário pelo PT:


Se você teve a paciência de ver esses três vídeos, parabéns. As imagens falam por si e com muito mais competência que os meus parcos argumentos. Boa sorte em 3 de outubro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi