Pular para o conteúdo principal

Um Dia do Trabalho Triste

Estou escrevendo este Post no Dia do Trabalho. Não há nada a comemorar. Ainda mais que ele cai num domingo. Mas segundo a responsável por esse estado de coisas "nós não temos uma perda de 10 milhões de empregos; nós temos, infelizmente, uma perda de emprego que não monta a mais que 2,6 milhões de cargos, o que é uma lástima".

Dois dias depois dessa afirmação feita em entrevista à imprensa estrangeira o IBGE informou que o desemprego havia chegado a 10,2% da força de trabalho, ou 10,37 milhões de brasileiros. Vamos tentar entender o que leva Dilma a fazer essa afirmação estúpida: para ela como foram fechadas 7 milhões de vagas, isso não pode ser considerado como um aumento do desemprego. Seria bom então que, ao fechar uma vaga, as empresas automaticamente matassem o empregado dispensado. Só assim o raciocínio dessa pessoa abúlica teria sentido (tenho tentado usar essa palavra há tempos e a oportunidade surgiu: abúlico).

O Estadão de 27/04 trouxe uma notícia ainda mais triste: o desemprego na região metropolitana de São Paulo em março chegou a 15,9%, o nível mais alto deste 2.007, e o total de desempregados chegou a 1,75 milhão de pessoas.


Vejamos então o que apurou a PNAD Contínua em reação ao país como um todo:
O gráfico acima nos dá informações preciosas sobre a nossa força de trabalho. Entre outras coisas ele nos diz que:
  • Em fevereiro de 2016 a nossa população em idade de trabalhar era de 165,334 milhões de pessoas
  • No entanto, na força de trabalho tínhamos apenas 101,505 milhões, o que nos leva a termos 63,829 milhões fora da força de trabalho. Ou seja, 39% da nossa população em idade de trabalhar, nossa população ativa, não quer por algum motivo trabalhar, ou não tem acesso ao trabalho. Acho esse número absurdamente grande; são as donas de casa que não trabalham, é a nossa chamada geração nem - nem, e assim por diante.
  • Dos 101,505 milhões, 91,134 milhões, em fevereiro, se encontrava ocupada, e 10,371 estavam desocupados, ou seja, o desemprego era de 10,22%. Esse valor em fevereiro de 2015 era de 7,42%.. Esse aumento nos diz que o desemprego cresceu 10,22 / 7,42 = 37,73% em um ano. Pulou de 7,42 para 10,22.
  • Houve um aumento de 1,625 milhões de pessoas em idade de trabalhar, mas a força de trabalho cresceu mais: 1,799 milhões. Isso se explica porque em tempo de crise os que estão fora da força de trabalho vão á procura de emprego, até para compensar as demissões na família. 
A parte inferior do gráfico nos diz que:
  • O setor privado formal, com carteira assinada, demitiu 1,368 milhões de pessoas, e o informal demitiu 493 mil.
  • O retorno ao emprego doméstico cresceu. Tivemos 165 mil empregados (as) domésticos a mais. Isso foi decorrência da forte demissão no setor privado.
  • Houve uma ligeira queda no setor público, certamente decorrente da crise, mas dá pra ver que o setor público é muito mais resiliente que o privado. 
  • O número de pessoas que abandonaram seus negócios como empregadores foi grande (215 mil), mas os que passaram a trabalhar por conta própria cresceram em 1,522 milhões, um valor impressionante. 
  • Não entendi muito bem a queda nos trabalhadores familiares. Era de se esperar que eles crescessem em função daqueles que passaram a trabalhar por conta própria. Se alguém tem uma explicação por favor comente. 
Mas esses são números de fevereiro. Em menos de 10 dias o IBGE voltou ao assunto. Os números que vimos foram divulgados em 20/04, mas a coisa é tão grave que em 29/04 foi divulgada a PNAD de março. A taxa de desemprego em um mês pulou de 10,2% para 10,9%, e o número de desempregados de 10.371 milhões para 11.089. Foram 718 mil brasileiros que perderam emprego em março.

Resumindo: como o título do Post indica, não há o que comemorar hoje. E o pior de tudo é que aqueles que teriam a responsabilidade de encontrar outros caminhos pela melhorar as relações do trabalho não conseguem se desapegar das velhas vantagens que nos levaram a esse estado de coisas. 

Não há como progredirmos enquanto o empresário for tratado como um inimigo a ser combatido. A interferência do governo, em todos os níveis, é uma tragédia. Há um total desequilíbrio entre o tratamento dado ao empregado e o dado ao empregador, que é sempre o bandido do filme. 

Estou fora do mercado desde 2006, quando parei definitivamente de trabalhar, mas me preocupo com o País que estamos dando aos nossos filhos e netos. A vida deles, infelizmente, vai ser mais dura que a nossa, e não era isso que queríamos. Da minha parte, metade da minha descendência já foi procurar uma vida melhor na Austrália, o que me deixa ao mesmo tempo penalizado e feliz.

Comentários

  1. Fonte,
    Parabéns! Belo artigo.
    Interessante que também tive a mesma dúvida sua quanto à queda nos trabalhadores familiares e, sem o devido estudo e precisão que você apresenta ao desenvolver o assunto, me veio um palpite que fez sentido:
    Quem já fazia alguma atividades para ajudar a família, em período de dificuldade, foi procurar emprego!
    Explica? Talvez. Se encontrou ocupação, deixou de atuar no nível familiar e ocupou uma vaga no mercado, contribuindo para maior dificuldade de recolocação dos demais desocupados.
    Abraço,
    Nagle.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi