Pular para o conteúdo principal

"A Arte da Guerra" revisitada (e outros Posts)

Dia 15 passado este Blog comemorou 4 anos de existência. Ele recebeu até hoje 22.660 acessos nos seus 167 Posts. Foram 42 Posts por ano, mais de 3 Posts por mês. Nesta semana dos 4 anos recebemos 222 acessos do Brasil, 20 dos Estados Unidos, 3 de Portugal, 2 da China e da Alemanha, e 1 de Angola, Canadá, Espanha, Indonésia e Japão.

O motivo pelo qual descrevo esses números não é outro senão o de sugerir que essa atividade é uma distração muito boa para um velho como eu, que, depois de se aposentar definitivamente em 2.006, ficou seis anos pescando em Pesque Pagues, represas e rios, e resolveu aumentar seu leque de atividades escrevendo o que pensa para alguém que eventualmente o quisesse ler. O sucesso não me interessava, apenas queria me ocupar de algo mais intelectual que a pesca, e na verdade nem acho que esses números são significativos, dado o número de acessos das Pugliesis da vida.

Resolvi então homenagear aqueles Posts que mais receberam acessos. Por coincidência essa semana me reservou um presente, e entendi de dar a esse Post o seu nome; "A Arte da Guerra"
.
A vida de um blogueiro às vezes traz algumas surpresas agradáveis, e elas vêm na forma de um gráfico que traz a estatística dos acessos ao Blog. A surpresa geralmente vem na forma de um pico repentino nos acessos, como mostra figura abaixo.


No dia 17/05 o Post "A Arte da Guerra" teve 144 acessos. Como ele foi postado em setembro de 2012, vamos concordar que se trata de uma grande surpresa. Ao longo de seus quase 4 anos de vida ele teve um total de 268 acessos, o que significa que o dia 17/05 concentrou 53,7% deles. 

Uma explicação para tamanha procura só pode ser encontrada (talvez) em algum dever escolar de alguma faculdade que estava tratando desse assunto em algum curso. Não consigo ver outra explicação, já que o Post não traz consigo qualquer conteúdo que possa ser chamado de polêmico:


Ele nasceu da leitura que fiz do livro de Henry Kissinger "Sobre a China", leitura essa que me levou a comprar o livro de Sun Tzu "A Arte da Guerra", e tecer considerações sobre a diferença entre o pensamento do estrategista oriental Tzu e o do estrategista ocidental Clausewitz. Entendo que vale a pena aos que não leram o Post na ocasião, ou mesmo aos que leram, dar uma olhada no seu conteúdo. Ele é importante para que entendamos melhor as diferenças entre as culturas oriental e o ocidental. 

Outro Post que é uma enorme surpresa é aquele que está em segundo na lista dos mais acessados da semana: "A Pirâmide Etária", postado em junho de 2012, teve 14 acessos, mas ao longo se sua existência é o recordista do Blog, com 4.646 acessos. É algo quase incompreensível um Post responder por 20,5% dos acessos de um Blog que tem 167 Posts, mas é assim que a coisa funciona:


É claro que o assunto é importante e está na crista da onda com a proposta da reforma da Previdência, mas também não é pra tanto.

Já "A Vitamina D", de janeiro de 2014, onde eu descrevo a epopeia de uma pessoa querida na sua luta contra a Esclerose Múltipla, com 527 acessos, a meu ver foi o mais útil de todos, no sentido de sugerir uma alternativa ao tratamento protocolar dessa doença tão grave e tão explorada comercialmente:


Nele eu proponho uma visão mais séria das autoridades de saúde no sentido de dar ao tratamento da Esclerose Múltipla através da Vitamina D uma atenção maior. O volume de dinheiro que seria economizado seria imenso se esse tratamento recebesse a atenção que merece.

Para dar sentido ao título o Blog: Cético, vez por outra eu encaro o assunto da intolerância religiosa. No mesmo mês de janeiro de 2014 "Religião não se Discute, se Respeita" teve 352 acessos:

http://ceticocampinas.blogspot.com.br/2014/01/religiao-nao-se-discute-se-respeita.html

Esses foram os que eu chamaria de os campeões de audiência. É a eles que eu devo o sentido maior que a minha vida assumiu depois que decidi me envolver com essa atividade. É mais que isso; é por causa dos que se dispõem em ler o que escrevo que a minha existência mudou.

Muito obrigado por esses 4 anos, e vamos em frente!!





Comentários

  1. blz, continue assim vendo a vida positivamente e trazendo muita essencia aos teus leitores! Abç!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ò Luiz Otávio! Nós, velhos amigos, torcemos pelo teu cada vez maior sucesso neste blog, fans a cada postagem cheias de conteudo e inteligência. Tenho certeza que ainda tens muito para compartilhar com teu público e não espero menos que tua total dedicação a esta tarefa. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Revi o blog do Sun Tzu e Kissinger, e tinha 2 comentários meus absolutamente pertinentes. Fiquei gratificado por fazer parte da tua cronologia blogueira sem passar vergonha. Já pensou que péssimo seria ter plasmado uma besteira qualquer quando tanta gente foi lá conferir? Cooool!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi