Pular para o conteúdo principal

"A Arte da Guerra" revisitada (e outros Posts)

Dia 15 passado este Blog comemorou 4 anos de existência. Ele recebeu até hoje 22.660 acessos nos seus 167 Posts. Foram 42 Posts por ano, mais de 3 Posts por mês. Nesta semana dos 4 anos recebemos 222 acessos do Brasil, 20 dos Estados Unidos, 3 de Portugal, 2 da China e da Alemanha, e 1 de Angola, Canadá, Espanha, Indonésia e Japão.

O motivo pelo qual descrevo esses números não é outro senão o de sugerir que essa atividade é uma distração muito boa para um velho como eu, que, depois de se aposentar definitivamente em 2.006, ficou seis anos pescando em Pesque Pagues, represas e rios, e resolveu aumentar seu leque de atividades escrevendo o que pensa para alguém que eventualmente o quisesse ler. O sucesso não me interessava, apenas queria me ocupar de algo mais intelectual que a pesca, e na verdade nem acho que esses números são significativos, dado o número de acessos das Pugliesis da vida.

Resolvi então homenagear aqueles Posts que mais receberam acessos. Por coincidência essa semana me reservou um presente, e entendi de dar a esse Post o seu nome; "A Arte da Guerra"
.
A vida de um blogueiro às vezes traz algumas surpresas agradáveis, e elas vêm na forma de um gráfico que traz a estatística dos acessos ao Blog. A surpresa geralmente vem na forma de um pico repentino nos acessos, como mostra figura abaixo.


No dia 17/05 o Post "A Arte da Guerra" teve 144 acessos. Como ele foi postado em setembro de 2012, vamos concordar que se trata de uma grande surpresa. Ao longo de seus quase 4 anos de vida ele teve um total de 268 acessos, o que significa que o dia 17/05 concentrou 53,7% deles. 

Uma explicação para tamanha procura só pode ser encontrada (talvez) em algum dever escolar de alguma faculdade que estava tratando desse assunto em algum curso. Não consigo ver outra explicação, já que o Post não traz consigo qualquer conteúdo que possa ser chamado de polêmico:


Ele nasceu da leitura que fiz do livro de Henry Kissinger "Sobre a China", leitura essa que me levou a comprar o livro de Sun Tzu "A Arte da Guerra", e tecer considerações sobre a diferença entre o pensamento do estrategista oriental Tzu e o do estrategista ocidental Clausewitz. Entendo que vale a pena aos que não leram o Post na ocasião, ou mesmo aos que leram, dar uma olhada no seu conteúdo. Ele é importante para que entendamos melhor as diferenças entre as culturas oriental e o ocidental. 

Outro Post que é uma enorme surpresa é aquele que está em segundo na lista dos mais acessados da semana: "A Pirâmide Etária", postado em junho de 2012, teve 14 acessos, mas ao longo se sua existência é o recordista do Blog, com 4.646 acessos. É algo quase incompreensível um Post responder por 20,5% dos acessos de um Blog que tem 167 Posts, mas é assim que a coisa funciona:


É claro que o assunto é importante e está na crista da onda com a proposta da reforma da Previdência, mas também não é pra tanto.

Já "A Vitamina D", de janeiro de 2014, onde eu descrevo a epopeia de uma pessoa querida na sua luta contra a Esclerose Múltipla, com 527 acessos, a meu ver foi o mais útil de todos, no sentido de sugerir uma alternativa ao tratamento protocolar dessa doença tão grave e tão explorada comercialmente:


Nele eu proponho uma visão mais séria das autoridades de saúde no sentido de dar ao tratamento da Esclerose Múltipla através da Vitamina D uma atenção maior. O volume de dinheiro que seria economizado seria imenso se esse tratamento recebesse a atenção que merece.

Para dar sentido ao título o Blog: Cético, vez por outra eu encaro o assunto da intolerância religiosa. No mesmo mês de janeiro de 2014 "Religião não se Discute, se Respeita" teve 352 acessos:

http://ceticocampinas.blogspot.com.br/2014/01/religiao-nao-se-discute-se-respeita.html

Esses foram os que eu chamaria de os campeões de audiência. É a eles que eu devo o sentido maior que a minha vida assumiu depois que decidi me envolver com essa atividade. É mais que isso; é por causa dos que se dispõem em ler o que escrevo que a minha existência mudou.

Muito obrigado por esses 4 anos, e vamos em frente!!





Comentários

  1. blz, continue assim vendo a vida positivamente e trazendo muita essencia aos teus leitores! Abç!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ò Luiz Otávio! Nós, velhos amigos, torcemos pelo teu cada vez maior sucesso neste blog, fans a cada postagem cheias de conteudo e inteligência. Tenho certeza que ainda tens muito para compartilhar com teu público e não espero menos que tua total dedicação a esta tarefa. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Revi o blog do Sun Tzu e Kissinger, e tinha 2 comentários meus absolutamente pertinentes. Fiquei gratificado por fazer parte da tua cronologia blogueira sem passar vergonha. Já pensou que péssimo seria ter plasmado uma besteira qualquer quando tanta gente foi lá conferir? Cooool!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a Democracia

Dificilmente iremos encontrar uma palavra mais sujeita às mais variadas interpretações como a do título deste Post. O exemplo maior entre tantos outros talvez seja a República Popular Democrática da Coréia , vulgo Coréia do Norte, que recentemente executou 30 funcionários da sua agência do clima por não terem previsto as fortes chuvas que assolaram o país. Para dirimir esta questão a Economist Intelligence Unit (EIU) , da revista inglesa The Economist - a mesma que criou o já famoso Big Mac Index, que avalia a paridade do poder de compra das moedas - criou em 2.006 o Democracy Index,  para examinar o estado da democracia em 167 países. O resultado está mostrado no mapa abaixo: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_democracia#:~:text=Na%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20mais%20recente%2C%20divulgada,a%20pior%20nota%2C%20com%200.26. Em fevereiro passado saiu a sua nova versão, o Democracy Index 2023, que sem muita surpresa classificou as 167 nações avaliadas e deu a relação das dez melh...

Sobre o MERCADO

Em uma reunião recente onde grandes representantes do Mercado estavam presentes, surgiu aquela frase que, quando chegou a mim, me levou a considerar apresentar aos meus poucos seguidores a minha visão do que entendo como Mercado. A frase foi a seguinte: "O Brasil só tem um problema, é o Problema Fiscal" Simples assim. O que leva um observador externo a concluir que uma vez resolvido este problema a desigualdade imensa com a qual convivemos irá aos pouc os ser amenizada. Para demonstrar quão limitada é a visão do que chamamos de Mercado vamos colher alguma noção do que ele tenta nos ensinar a seu respeito. Academicamente, o Mercado é definido como o processo de interação humana de troca voluntária de bens e serviços. Assim sendo ele envolve praticamente tudo o que conhecemos, nós somos parte dele e contribuímos de alguma forma para o seu funcionamento.. Por exemplo eu gosto imensamente de ir ao Mercado Municipal de Campinas. Sempre entro nele pela área das peixarias com seu ch...

Os Estados Unidos sempre tiveram um Trump a seu dispor

Seremos a inveja de todas as nações, e não permitiremos que tirem vantagem de nós por mais tempo. Perseguiremos nosso destino manifesto nas estrelas, lançando astronautas americanos para plantar as estrelas e as listas ( stars and stripes da bandeira americana ) no planeta Marte. A China está operando o Canal do Panamá ( mentira ). Nós o estamos tomando de volta. O controle da Groenlândia é uma necessidade absoluta. O Canadá deveria se tornar o 51º estado. Os Estados Unidos mais uma vez se considerarão uma nação em crescimento, que aumenta a sua riqueza, expande o nosso território, constrói nossas cidades, eleva nossas expectativas e carrega nossa bandeira para novos e belos horizontes. As seis frases acima, duas delas tiradas do seu discurso de posse, resumem de forma clara a posição do presidente eleito dos Estados Unidos a respeito do tratamento que ele pretende impor à sua política externa. O site Persuasion , que eu sigo com frequência, em artigo do jornalista convidado Matt Johns...