Pular para o conteúdo principal

Os diferentes tipos de Petista

Todos temos um petista na vida. Eu os tenho de três tipos: o sentimental, o evangélico e o político.

O meu petista sentimental se chama Paulo Tavares, vulgo PT. Vamos supor que ele existe mas eu mudei seu nome pra não me comprometer. Afinal, este Blog está começando a decolar...

O Paulo Tavares é o que se costuma na linguagem chula chamar de "corno". O Aurélio define corno como "marido de adúltera, cabrão, aspudo, cervo, etc.". Enfim, todos sabemos do que se trata. Só que o PT tem uma característica especial; ele é um corno apaixonado, daí a sua característica petista.

Seus amigos sabem da história toda e já tentaram de todas as formas trazê-lo à realidade. A iniciativa nunca vingou. Chegaram a contratar um detetive para juntar as provas de seu chifre. O detetive filmou a implicada saindo de casa, pegando seu "amigo Ricardão", entrando e saindo do motel. Seus amigos o chamaram para uma reunião e apresentaram a prova do crime, ao que ele respondeu:

"Vocês estão equivocados. Minha mulher tem uma irmã gêmea que esteve na nossa casa até ontem. Ela conheceu o Ricardo e parece que eles tiveram um caso".

Já o meu petista evangélico é o Pastor Trapalhão que eu encontrei em um culto no qual estava como convidado de um casal amigo. E que convite! O assunto do dia era Jó. Jó era muito rico; possuía 7 mil ovelhas, 3 mil camelos, quinhentas juntas de boi e quinhentos jumentos. Tinha 7 filhos e 3 filhas. e pelo número de servos, que possuía, era considerado o homem mais rico do Oriente. Tem mais: era temente a Deus.

Só que Satanás encontrou Deus e resolveu desafiá-lo. Queria que Deus permitisse que ele interferisse na vida de Jó para que sua dedicação fosse testada, no que Deus consentiu. Deus devia estar entediado e resolveu ver no que dava. O resultado foi imediato. Jó perdeu ao mesmo tempo seus bens, seus filhos e sua saúde.

Mas Jó não blasfemou e Satanás perdeu a aposta. Talvez para recompensar Jó por ter ganho a parada, Deus devolveu a Jó todos os seus bens materiais, sua saúde, e ele veio a ter mais 10 filhos, 7 homens e 3 mulheres, as quais vieram a ser consideradas as mais belas da época (?). O Pastor Trapalhão, para tornar as coisas mais simples pro auditório, levantou o tom e garantiu que elas ganharam todos os concursos de miss. Quem sabe Miss Velho Testamento.

O petista da moda, no entanto, não é nem o sentimental nem o evangélico; é o político, e eu também tenho o meu, ou melhor, tenho dois. Dia desses estava jantando com Número 1 em Brasília, e ele comentou (em Brasília todo mundo está bem informado sobre tudo) que o restaurante do lado pertencia a um mensaleiro topo de linha. Que esse dado tinha sido passado a ele por um coronel bem informado, mas que ele não acreditava em nada disso.

Já o Numero dois foi mais enfático nas suas negativas. Mostrei a ele o Contrato de Exercitação das Urnas Eletrônicas, firmado entre a venezuelana Smartmatic e o STE, e ele me devolveu a informação com o seguinte argumento: "Você é um cara legal, bem informado, e não devia entrar nessa de divulgar infâmias contra o PT".

Para finalizar, o petista, de qualquer espécie, é aquele cara que entra no ônibus errado, é avisado do equívoco mas mesmo assim segue em frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi