Pular para o conteúdo principal

Os diferentes tipos de Petista

Todos temos um petista na vida. Eu os tenho de três tipos: o sentimental, o evangélico e o político.

O meu petista sentimental se chama Paulo Tavares, vulgo PT. Vamos supor que ele existe mas eu mudei seu nome pra não me comprometer. Afinal, este Blog está começando a decolar...

O Paulo Tavares é o que se costuma na linguagem chula chamar de "corno". O Aurélio define corno como "marido de adúltera, cabrão, aspudo, cervo, etc.". Enfim, todos sabemos do que se trata. Só que o PT tem uma característica especial; ele é um corno apaixonado, daí a sua característica petista.

Seus amigos sabem da história toda e já tentaram de todas as formas trazê-lo à realidade. A iniciativa nunca vingou. Chegaram a contratar um detetive para juntar as provas de seu chifre. O detetive filmou a implicada saindo de casa, pegando seu "amigo Ricardão", entrando e saindo do motel. Seus amigos o chamaram para uma reunião e apresentaram a prova do crime, ao que ele respondeu:

"Vocês estão equivocados. Minha mulher tem uma irmã gêmea que esteve na nossa casa até ontem. Ela conheceu o Ricardo e parece que eles tiveram um caso".

Já o meu petista evangélico é o Pastor Trapalhão que eu encontrei em um culto no qual estava como convidado de um casal amigo. E que convite! O assunto do dia era Jó. Jó era muito rico; possuía 7 mil ovelhas, 3 mil camelos, quinhentas juntas de boi e quinhentos jumentos. Tinha 7 filhos e 3 filhas. e pelo número de servos, que possuía, era considerado o homem mais rico do Oriente. Tem mais: era temente a Deus.

Só que Satanás encontrou Deus e resolveu desafiá-lo. Queria que Deus permitisse que ele interferisse na vida de Jó para que sua dedicação fosse testada, no que Deus consentiu. Deus devia estar entediado e resolveu ver no que dava. O resultado foi imediato. Jó perdeu ao mesmo tempo seus bens, seus filhos e sua saúde.

Mas Jó não blasfemou e Satanás perdeu a aposta. Talvez para recompensar Jó por ter ganho a parada, Deus devolveu a Jó todos os seus bens materiais, sua saúde, e ele veio a ter mais 10 filhos, 7 homens e 3 mulheres, as quais vieram a ser consideradas as mais belas da época (?). O Pastor Trapalhão, para tornar as coisas mais simples pro auditório, levantou o tom e garantiu que elas ganharam todos os concursos de miss. Quem sabe Miss Velho Testamento.

O petista da moda, no entanto, não é nem o sentimental nem o evangélico; é o político, e eu também tenho o meu, ou melhor, tenho dois. Dia desses estava jantando com Número 1 em Brasília, e ele comentou (em Brasília todo mundo está bem informado sobre tudo) que o restaurante do lado pertencia a um mensaleiro topo de linha. Que esse dado tinha sido passado a ele por um coronel bem informado, mas que ele não acreditava em nada disso.

Já o Numero dois foi mais enfático nas suas negativas. Mostrei a ele o Contrato de Exercitação das Urnas Eletrônicas, firmado entre a venezuelana Smartmatic e o STE, e ele me devolveu a informação com o seguinte argumento: "Você é um cara legal, bem informado, e não devia entrar nessa de divulgar infâmias contra o PT".

Para finalizar, o petista, de qualquer espécie, é aquele cara que entra no ônibus errado, é avisado do equívoco mas mesmo assim segue em frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a Democracia

Dificilmente iremos encontrar uma palavra mais sujeita às mais variadas interpretações como a do título deste Post. O exemplo maior entre tantos outros talvez seja a República Popular Democrática da Coréia , vulgo Coréia do Norte, que recentemente executou 30 funcionários da sua agência do clima por não terem previsto as fortes chuvas que assolaram o país. Para dirimir esta questão a Economist Intelligence Unit (EIU) , da revista inglesa The Economist - a mesma que criou o já famoso Big Mac Index, que avalia a paridade do poder de compra das moedas - criou em 2.006 o Democracy Index,  para examinar o estado da democracia em 167 países. O resultado está mostrado no mapa abaixo: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_democracia#:~:text=Na%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20mais%20recente%2C%20divulgada,a%20pior%20nota%2C%20com%200.26. Em fevereiro passado saiu a sua nova versão, o Democracy Index 2023, que sem muita surpresa classificou as 167 nações avaliadas e deu a relação das dez melh...

Sobre o MERCADO

Em uma reunião recente onde grandes representantes do Mercado estavam presentes, surgiu aquela frase que, quando chegou a mim, me levou a considerar apresentar aos meus poucos seguidores a minha visão do que entendo como Mercado. A frase foi a seguinte: "O Brasil só tem um problema, é o Problema Fiscal" Simples assim. O que leva um observador externo a concluir que uma vez resolvido este problema a desigualdade imensa com a qual convivemos irá aos pouc os ser amenizada. Para demonstrar quão limitada é a visão do que chamamos de Mercado vamos colher alguma noção do que ele tenta nos ensinar a seu respeito. Academicamente, o Mercado é definido como o processo de interação humana de troca voluntária de bens e serviços. Assim sendo ele envolve praticamente tudo o que conhecemos, nós somos parte dele e contribuímos de alguma forma para o seu funcionamento.. Por exemplo eu gosto imensamente de ir ao Mercado Municipal de Campinas. Sempre entro nele pela área das peixarias com seu ch...

Um Americano que conhece a China

Peter Hessler é um escritor e jornalista Americano que já escreveu vários livros sobre a China: 1 - River Town: Two Years in the Yangtze, é um livro de memórias de 2001, que fala de sua missão de ensino como membro do Corpo de Paz em um colégio em Fuling, Sichuan/Chongqing, a qual durou dois anos, de 1996 a 1998. 2 - Oracle Bones, onde ele explora o lado humano das transformações da China, observando a China atual e seus laços crescentes com o mundo Ocidental. Isso levou a China, que era vista como um lugar onde nada mudava a se transformar na região mais dinâmica da terra. 3 - Strange Stones, um livro de histórias onde ele leva os leitores a restaurantes do sul da China que servem ratos, mostra um perfil de Yao Ming, o famoso jogador de basquete chinês, fala de David Spinder, um historiador apaixonado pela Grande Muralha, escreve a respeito de um farmacêutico de um pequena cidade e seu relacionamento com as pessoas que o procuram..... 4 - Country Driving, foca na economia e no desenv...