Pular para o conteúdo principal

Os diferentes tipos de Petista

Todos temos um petista na vida. Eu os tenho de três tipos: o sentimental, o evangélico e o político.

O meu petista sentimental se chama Paulo Tavares, vulgo PT. Vamos supor que ele existe mas eu mudei seu nome pra não me comprometer. Afinal, este Blog está começando a decolar...

O Paulo Tavares é o que se costuma na linguagem chula chamar de "corno". O Aurélio define corno como "marido de adúltera, cabrão, aspudo, cervo, etc.". Enfim, todos sabemos do que se trata. Só que o PT tem uma característica especial; ele é um corno apaixonado, daí a sua característica petista.

Seus amigos sabem da história toda e já tentaram de todas as formas trazê-lo à realidade. A iniciativa nunca vingou. Chegaram a contratar um detetive para juntar as provas de seu chifre. O detetive filmou a implicada saindo de casa, pegando seu "amigo Ricardão", entrando e saindo do motel. Seus amigos o chamaram para uma reunião e apresentaram a prova do crime, ao que ele respondeu:

"Vocês estão equivocados. Minha mulher tem uma irmã gêmea que esteve na nossa casa até ontem. Ela conheceu o Ricardo e parece que eles tiveram um caso".

Já o meu petista evangélico é o Pastor Trapalhão que eu encontrei em um culto no qual estava como convidado de um casal amigo. E que convite! O assunto do dia era Jó. Jó era muito rico; possuía 7 mil ovelhas, 3 mil camelos, quinhentas juntas de boi e quinhentos jumentos. Tinha 7 filhos e 3 filhas. e pelo número de servos, que possuía, era considerado o homem mais rico do Oriente. Tem mais: era temente a Deus.

Só que Satanás encontrou Deus e resolveu desafiá-lo. Queria que Deus permitisse que ele interferisse na vida de Jó para que sua dedicação fosse testada, no que Deus consentiu. Deus devia estar entediado e resolveu ver no que dava. O resultado foi imediato. Jó perdeu ao mesmo tempo seus bens, seus filhos e sua saúde.

Mas Jó não blasfemou e Satanás perdeu a aposta. Talvez para recompensar Jó por ter ganho a parada, Deus devolveu a Jó todos os seus bens materiais, sua saúde, e ele veio a ter mais 10 filhos, 7 homens e 3 mulheres, as quais vieram a ser consideradas as mais belas da época (?). O Pastor Trapalhão, para tornar as coisas mais simples pro auditório, levantou o tom e garantiu que elas ganharam todos os concursos de miss. Quem sabe Miss Velho Testamento.

O petista da moda, no entanto, não é nem o sentimental nem o evangélico; é o político, e eu também tenho o meu, ou melhor, tenho dois. Dia desses estava jantando com Número 1 em Brasília, e ele comentou (em Brasília todo mundo está bem informado sobre tudo) que o restaurante do lado pertencia a um mensaleiro topo de linha. Que esse dado tinha sido passado a ele por um coronel bem informado, mas que ele não acreditava em nada disso.

Já o Numero dois foi mais enfático nas suas negativas. Mostrei a ele o Contrato de Exercitação das Urnas Eletrônicas, firmado entre a venezuelana Smartmatic e o STE, e ele me devolveu a informação com o seguinte argumento: "Você é um cara legal, bem informado, e não devia entrar nessa de divulgar infâmias contra o PT".

Para finalizar, o petista, de qualquer espécie, é aquele cara que entra no ônibus errado, é avisado do equívoco mas mesmo assim segue em frente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre a Democracia

Dificilmente iremos encontrar uma palavra mais sujeita às mais variadas interpretações como a do título deste Post. O exemplo maior entre tantos outros talvez seja a República Popular Democrática da Coréia , vulgo Coréia do Norte, que recentemente executou 30 funcionários da sua agência do clima por não terem previsto as fortes chuvas que assolaram o país. Para dirimir esta questão a Economist Intelligence Unit (EIU) , da revista inglesa The Economist - a mesma que criou o já famoso Big Mac Index, que avalia a paridade do poder de compra das moedas - criou em 2.006 o Democracy Index,  para examinar o estado da democracia em 167 países. O resultado está mostrado no mapa abaixo: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_de_democracia#:~:text=Na%20avalia%C3%A7%C3%A3o%20mais%20recente%2C%20divulgada,a%20pior%20nota%2C%20com%200.26. Em fevereiro passado saiu a sua nova versão, o Democracy Index 2023, que sem muita surpresa classificou as 167 nações avaliadas e deu a relação das dez melh...

Sobre o MERCADO

Em uma reunião recente onde grandes representantes do Mercado estavam presentes, surgiu aquela frase que, quando chegou a mim, me levou a considerar apresentar aos meus poucos seguidores a minha visão do que entendo como Mercado. A frase foi a seguinte: "O Brasil só tem um problema, é o Problema Fiscal" Simples assim. O que leva um observador externo a concluir que uma vez resolvido este problema a desigualdade imensa com a qual convivemos irá aos pouc os ser amenizada. Para demonstrar quão limitada é a visão do que chamamos de Mercado vamos colher alguma noção do que ele tenta nos ensinar a seu respeito. Academicamente, o Mercado é definido como o processo de interação humana de troca voluntária de bens e serviços. Assim sendo ele envolve praticamente tudo o que conhecemos, nós somos parte dele e contribuímos de alguma forma para o seu funcionamento.. Por exemplo eu gosto imensamente de ir ao Mercado Municipal de Campinas. Sempre entro nele pela área das peixarias com seu ch...

Os Estados Unidos sempre tiveram um Trump a seu dispor

Seremos a inveja de todas as nações, e não permitiremos que tirem vantagem de nós por mais tempo. Perseguiremos nosso destino manifesto nas estrelas, lançando astronautas americanos para plantar as estrelas e as listas ( stars and stripes da bandeira americana ) no planeta Marte. A China está operando o Canal do Panamá ( mentira ). Nós o estamos tomando de volta. O controle da Groenlândia é uma necessidade absoluta. O Canadá deveria se tornar o 51º estado. Os Estados Unidos mais uma vez se considerarão uma nação em crescimento, que aumenta a sua riqueza, expande o nosso território, constrói nossas cidades, eleva nossas expectativas e carrega nossa bandeira para novos e belos horizontes. As seis frases acima, duas delas tiradas do seu discurso de posse, resumem de forma clara a posição do presidente eleito dos Estados Unidos a respeito do tratamento que ele pretende impor à sua política externa. O site Persuasion , que eu sigo com frequência, em artigo do jornalista convidado Matt Johns...