Pular para o conteúdo principal

A Era da Ciência

O mundo está passando por um momento em que o monopólio das descobertas científicas está se desfazendo. Não é mais possível afirmar que o Ocidente pode ser visto como o dono do conhecimento científico, tamanho tem sido o esforço das nações em desenvolvimento, em seguida ao Japão, em equilibrar as forças nessa área. Destaque seja dado à Coréia, à China e à Índia. Podemos dizer, sem incorrermos em grave êrro, que cerca de 80% dos cientistas que já existiram estão vivos neste momento, já que 80% de todo o trabalho científico foi realizado no espaço de uma geração.

A taxa de crescimento da comunidade científica mundial é de tal ordem que, se ela fosse mantida durante duzentos anos, teríamos apenas cientistas no mundo. Estamos, então vivendo a Era da Ciência, e isso é sentido pela sociedade principalmente nos progressos alcançados nos campos da comunicação, dos transportes, da sáude, e por aí vai. Um amigo meu fez cirurgia de ponte de safena dias atrás; ficou dois dias na UTI, mais dois no quarto do hospital, e em seguida foi pra casa. Vinte anos atrás ele teria ficado no mínimo 15 dias no hospital. Esse progresso é resultado do avanço da ciência, que proporciona aos cirurgiões ferramentas mais avançadas para suas intervenções.

Por que então, em plena Era da Ciência, continuam em vigência bobagens de todo tipo, que agridem a cultura popular com um discurso pseudocientífico, com uma penetração impressionante? Não dispomos de dados relativos ao Brasil, mas no país onde a Ciência é mais avançada, os Estados Unidos, eles são impressionantes. Uma pesquisa do Instituto Gallup feita em 1990 mostrou a percentagem de pessoas que agreditam em:
  • Astrologia                                                             52%
  • Percepção extrassensorial                                     46%
  • Bruxas                                                                  19%
  • Alienígenas visitando a Terra                                 22%
  • A Atlântida                                                           33%
  • Dinossauros e humanos foram contemporâneos     41%
  • O dilúvio de Noé                                                  65%
  • Comunicação com os mortos                                42%
  • Fantasmas                                                            35%
  • Tiveram experiência paranormal                            67%
Podemos ainda citar outras crenças que não se sustentam cientificamente, tais como: deteção de água com forquilhas de madeira, o triângulo das Bermudas, biorritmo, poltergeists (deslocamento de objetos, ruídos), criacionismo, levitação, astrologia, psicocinese (mover objetos usando a mente), OVNIs, visão à distância, aura Kirlian, emoções em plantas, vida após morte, monstros, grafologia, criptozoologia (estudo de espécies animais lendárias), clarividência (percepção através de objetos), mediunidade, o poder das pirâmides, a cura pela fé, o abominável homem das neves, casas assombradas, controle de natalidade astrológico, etc. O progresso científico, por maior que tenha sido, parece não ter diminuido em nada o poder dessas crenças, muito embora ele seja uma ferramenta poderosa de desmascaramento das mesmas.

Por que os cientistas não acreditam em fantasmas? Porque eles nunca foram testados de forma consistente. A lei da gravidade é um fato (vide blog anterior), porque foi confirmada numa medida que permite a sua aceitação. Os fantasmas só existem na descrição de quem acredita neles. Já a existência de vida extraterrestre é perfeitamente plausível, não é aquilo que se costuma chamar pseudociência; mas a afirmação de abdução é. Não existe nenhuma evidência física deste fenômeno, e é impossível que milhares de pessoas estejam sendo levadas para naves espaciais sem que ninguém as detete. A alegação de que a ciência dos alienígenas não permite essa deteção não pode ser testada. Aqui se trata apenas de uma questão de fé daqueles que acreditam nisso.

Os eventos históricos também passam por esse processo que podemos chamar de pseudohistória. Aqueles que negam o Holocausto usam o argumento de que não há prova documental de que Hitler tenha ordenado essa tragédia. A afrociência é uma pseudociência que afirma que a civilização ocidental não teve suas raizes na Grécia, mas sim na África, visto que Aristóteles roubou da biblioteca de Alexandria as idéias que forjaram a nossa civilizaçao. Essa afirmação não resiste ao fato que a biblioteca de Alexandria é posterior à morte de Aristóteles. Como a afrociência é uma tentativa de promoção da raça negra nos Estados Unidos, quem a nega é automaticamente taxado de racista.

Acredito que a explicação para a permanência dessas crenças em plena Era da Ciência já tenha sido explicada em blog anterior: o cérebro, e junto com ele a mente e o comportamento, estão em evolução há cerca de dois milhões de anos, a partir de um tamanho de um punho até o tamanho de um melão do moderno Homo Sapiens. Já a civilização surgiu há cerca de 13 mil anos com a domesticação das plantas e dos animais, e a maneira de pensar moderna, científica, tem apenas 200 anos. Logo, os homens continuam pensando de maneira mágica, e serão necessários ainda milênios para que isso se resolva.

Todas as idéias aqui expostas decorrem da minha leitura de um autor americano, Michael Shermer, que é editor da revista Skeptic e diretor da Skeptic Society.

Comentários

  1. Nao devemos descartar essas "crendices" pois elas podem fornecer material para muitas descobertas cientificas que ainda estão por vir. Por exemplo, com pesquisas neurológicas podemos desenvolver habilidades telepáticas no futuro.

    ResponderExcluir
  2. Algumas "pseudo-ciencias" muito na moda que eu me lembro: homeopatia, reflexologia, agricultura biodinamica e medicina antroposofica. As duas ultimas obras de um dos pais da pseudo-ciencia: Rudolf Steiner.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi