Pular para o conteúdo principal

Uma história do Galileu

Minha esposa está lendo um livro interessante, que eu devo ler quando ela deixar. Isso porque ela tem a mania de ler vários livros ao mesmo tempo: um para o banheiro, outro para a cama, mais um para o estúdio onde ela dá aulas de piano. Na cozinha ela lê o Estadão e o Correio Popular, e na sala a Veja.

Enfim, o livro a que me refiro é uma biografia de Galileu: Galileu Anticristo, de Michael White -Editora Record. Hoje dei uma olhada nele e li, seguindo um comentário dela, uma história que me impressionou:

Estamos em 1588. Galileu estava "duro". Pensava em deixar a Itália e procurar emprego onde fossem mais valorizadas as suas aptidões. Seu pai, Vicenzo, estava desenvolvendo um trabalho a respeito da relação entre a tensão das cordas e a sua sonoridade, trabalho este que deu origem à Teoria Musical. Galileu o ajudava nos experimentos. Usando diferentes pesos para alterar a tensão das cordas, concluiram que o som variava com o quadrado do inverso do peso utilizado, e não, como se imaginava desde os gregos, com o inverso apenas do peso.

Foi nessa época que ele recebeu um convite que iria mudar totalmente os seus planos de emigração. A Academia de Florença estava enfrentado um problema que a afligia há anos: qual seria a dimensão do inferno de Dante, o grande escritor florentino do século XIII? Vários clérigos e literatos haviam debatido o problema, até que o presidente da Academia resolveu convidar um filósofo para dar uma conferência, que iria agregar descrições empíricas e científicas ao assunto.

Galileu, um filósofo ainda inexperiente e pouco conhecido, foi convidado para dizer o que a filosofia e a matemática tinham a contribuir para elucidar as descrições de Dante. Por que ele tinha sido o escolhido é um mistério, mas o mais certo é que provavelmente ninguém teria aceito esta incumbência, e ela acabou sobrando para o necessitado Galileu.

O assunto da palestra: "Uma descrição do tamanho, do formato e da localização do inferno tal como retratado por Dante". O que hoje nos parece um absurdo sem limites era, para os intelectuais do século XVI, uma questão de suma importância, porque no entender deles Dante estava escrevendo sobre o inferno usando informações transmitidas diretamente por Deus. Vários livros já tinham tratado do assunto, mas nenhum com enfoque científico.

Galileu mergulhou no assunto, estudou as opiniões já publicadas, e lá se foi para o Palacio Médici cheio de confiança. Segundo ele:

"Há uma relação entre o tamanho de Dante e o tamanho do gigante Nimrod, na cova do inferno, e também entre Nimrod e o braço de Lúcifer. Desse modo, se conhecemos o tamanho de Dante e o tamanho de Nimrod, poderemos deduzir o tamanho de Lúcifer".

A partir das descrições detalhadas de Dante em Inferno, o braço de Lúcifer era 43 vezes maior que uma estátua de um gigante que havia na Piazza San Pietro, em Roma, e que essa estátua era 43 vezes mais alta que o próprio Dante. Daí calculou que Lúcifer media cerca de 1.800 metros de altura. Continuou usando relações matemáticas para demonstrar que o inferno era um espaço cônico e tomava 1/12 da massa da Terra, com seu vórtice no centro do planeta.

Foi aplaudido de pé. Na verdade ele estava sendo testado. Meses depois ele foi convidado e aceitou o posto de professor de matemática da Universidade de Pisa.

Esta história me fez lembrar um dos livros mais importantes que eu li: As Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Ao contrário do que mostra o cinema, Gulliver não viajou apenas para Lilliput (uma ilha cujos habitantes eram extremamente pequenos, divididos em duas facções em guerra constante, crítica direta aos ingleses e franceses) e Brobdingnag (a terra dos gigantes, onde ele critica a mania de grandeza dos ingleses). Ele fez várias viagens, e cada uma delas era uma crítica a algum aspecto da sociedade da época. A que mais me divertiu foi a viagem à ilha de Laputa, que é uma crítica feroz à Royal Society, a academia de ciências inglesa. Como o método científico ainda não tinha sido definido, as mais estranhas idéias eram desenvolvidas e sempre havia alguém inteligente o suficiente para tirar proveito delas.

Pois muito bem. Se até Galileu tirou proveito das crendices da época para conseguir um emprego público, o que não dizer dos nossos vigaristas atuais? Qual seria o antídoto para tanta enganação? Quando se argumenta que só com educação se curam esses males, ouvimos que a educação é muito lenta no seu resultado, e que precisamos ser mais rápidos. Quem diz isso é também um enganador, que sabe que a mudança é e tem que ser lenta, e que forças muito importantes não têm o menor interesse nela.

Comentários

  1. Fonte favor calcular a diametro da base do cone infernal e sua posição na superfície da terra. Provavelmente oscilando hoje em torno da linha do equador, proximo ao oriente médio e africa? Certamente longe do paraiso tropical latino americano. Os infernos de lugares e épocas, focos de grande sofrimentos, passaram. Deixaram herança de mudanças no entanto. Talvez o que falte para forjar um mundo melhor por aqui seja algo parecido. Ou não.

    ResponderExcluir
  2. Amaro, quem fez estes cálculos foi o Galileu. Em tempo: Você recebeu as planilhas Excel sobre planejamento da aposentadoria? Na virada do Mês eu mando uma atialização.

    ResponderExcluir
  3. Recebi, sei que vou morrer em 2027. Mais do que eu esperava. A Vera e a Dani estão interessadas e estamos estudando para aplicar nas finanças da família. Valeu.

    ResponderExcluir
  4. Já estudei alguma coisa sobre Galileu na Unicamp, inclusive li a obra que definitivamente o lançou no ódio da "Santa Inquisição", "Diálogo sobre os dois Máximos Sistemas do Mundo Ptolomaico & Copernicano". Em outro livro "Galileu e a nova Física", de Pablo Rubén Mariconda e Júlio Vasconcelos,é mencionado o episódio do dimensionamento do Inferno perante a Academia Florentina em 1588. Foi uma cientista fantástico e há também uma peça interessantíssima, a íntegra da sentença da Inquisão contra Galleu, no livro de Bertrand Russell, "A Perspectiva Científica".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há pouco li um livro interessante: Heresia, de S.J Parris. Trata da passagem de Giordano Bruno pela Inglaterra, numa época em que a rainha Elizabeth estava correndo risco de ser destronada pelos papistas. Bruno foi o porco e Galileu foi a galinha no presunto com ovos que foi o sistema heliocêntrico, e foi ainda mais longe: concebeu um universo infinito, com infinitas estrelas e planetas. Na pele de Galileu eu teria abjurado minhas crenças da mesma forma, mas entendo que dois mártires sobre esse assunto teriam abreviado a Inquisição.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi