Pular para o conteúdo principal

Por que estou iniciando este Blog

A pergunta faz sentido. Todo sentido, já que lançar um Blog implica em:
  • Ter a pretensão que haverá leitores que irão se dispor a ler o que você vier a escrever.
  • Assumir um certa responsabilidade de levar adiante essa iniciativa, caso os leitores apareçam.
A minha filha Cláudia já tem um blog: http://brasilicus.blogspot.com.br/ . Morando em Guapé - MG, ela conseguiu driblar o isolamento de viver em uma cidade de 17.000 habitantes com um Blog que já teve 51.000 acessos; 3 acessos por habitante de Guapé. Nesse Blog ela expôe conceitos variados sobre:
  • Criança
  • Educação
  • Esclerose Múltipla (ela é portadora dessa doença)
  • Facebook
  • Humor
  • Medicina
  • Pessoal
  • Polêmica (ela adora uma)
  • Psicologia (ela é psicóloga)
  • Relacionamentos
  • Religião
  • Sexo
É muito assunto para ser abraçado por um velho de 69 anos. Precisa ser jovem para falar sobre tanta coisa. Resolvi então, pelo menos no começo, limitar um pouco o meu horizonte de discussão. O título do Blog: Cético, em geral é visto com reservas. Correntemente o cético é aquele que tem a missão de desmascarar processos, posições e atividades que, sob seu critério, nos levariam a uma vida mais segura e saudável. Seria assim uma espécie de lixeiro dos costumes.

Os gregos, ao criarem essa palavra, deram a ela um significado mais próximo de "ponderado". Um cético é aquele que nunca recebe uma informação como sendo a verdade absoluta. Ele pondera e decide sobre a validade da informação. A verdade é que nós evoluimos para nos tornarmos hábeis, para criarmos padrões de comportamento. Os que evoluiram foram os melhores buscadores de padrões:
  • Ao caçar, fique sempre contra o vento.
  • O esterco é bom para o cultivo de alimentos
Para procurarmos e descobrirmos padrões é necessário que concluamos sobre o valor dessas descobertas, e isso pode nos levar a incorrermos em erro. Estou lendo um livro importante sobre o assunto: Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas, de Michael Shermer, JSN Editora. Segundo Shermer, na caça da definição de padrões, podemos incorrer em dois tipos de erro:
  • Erro tipo 1: acreditar em algo falso
  • Erro tipo 2: rejeitar uma verdade
e contanto que esses erros não venham a nos matar, eles persistem. No entanto, junto com esses erros podemos também cometer os seguintes acertos:
  • Acerto tipo 1: não acreditar em algo falso
  • Acerto tipo 2: acreditar numa verdade
A evolução das sociedades, que Shermer define como o Motor de Crença, é o resultado da avaliação desses dois erros e dois acertos.

Sempre me intrigou o fato de o homem, que ao nascer leva anos para se tornar independente (e a sociedade moderna insiste em aumentar esse tempo de aprendizado), acabou por se tornar o dono de todas as riquezas do planeta. Ao ler Domenico de Masi, em O Ócio Criativo, descobri a resposta a essa dúvida: o tempo de apredizado longo, ao invés de um defeito, é na verdade a grande vantagem do ser humano. O cavalo cai no chão e sai andando; o homem nasce e, se não for carregado pela mãe durante meses, e alimentado por anos, morre. Mas ele usa esse tempo para aprender, e aí os ensinamentos das gerações anteriores são transmitidos, cria-se a cultura, da qual o cavalo foi privado.

O problema é que esse aprendizado pode ser o resultado dos dois erros e dos dois acertos acima citados. Os motivos que levam as sociedade a penderem para um padrão são variados. Sociedades altamente evoluidas, na era atual, acreditam firmemente no criacionismo e na negação do holocausto, e em épocas passadas o berço da nossa civilização criou as cruzadas e a caça às bruxas.

É sobre esse assunto que tanto me intriga que pretendo falar nesse espaço. É claro que, se depender de mim, ele vai ser um espaço totalmente aberto às mais variadas contribuições, dentro, é claro, do respeito que é devido a todos os que se interessarem por esse Blog. Entendo que os comentários que porventura acontecerem devem ser identificados, para que haja uma certo equilíbrio nas discussões.

Em tempo: como sou um iniciante nessa coisa, minha filha Claudia vai tentar dar um aspecto melhor ao Blog.

Comentários

  1. A psicanálise chama de "negação" esta insistência em não acreditar na verdade e/ou manter-se na ilusão. E, dentro da teoria, a negação nada mais é do que um mecanismo de defesa para lidar com a realidade, nem sempre fácil.
    Talvez "cético" seja, então, alguém que consegue olhar diretamente para a dureza da vida. Good for you!
    Belo Blog!!! Boas cores, boa apresentação! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Filosoficamente o ceticismo se opõe ao dogmatismo e por aí eu também seria cético, mas vou um pouco além. Não sinto necessidade de nada transcendental na vida, o que me leva para o terreno do materialismo e do ateísmo. Concordo com a Cláudia que ao desprezar as muletas dos agentes transcendentais - milagres, ações "espirituais" e coisas que tais - se tem que encarar a vida de frente e como ela é, dura e difícil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A Europa Islâmica

É irreversível. A Europa, o berço da Civilização Ocidental, como a conhecemos, está com seus dias contados. Os netos dos nossos netos irão viver em um mundo, se ele ainda existir, no qual toda a Europa será dominada pelo Islamismo. Toda essa mudança se dará em função da diminuição da população nativa. Haverá revoltas localizadas, mas o agente maior dessa mudança responde por um nome que os sociólogos têm usado para alertar para esse desfecho: a Demografia. Vamos iniciar este Post com um exercício simples. Suponhamos uma comunidade de 10.000 pessoas, 5.000 homens e 5.000 mulheres, vivendo de forma isolada. Desse total metade (2.500 homens e 2.500 mulheres) já cumpriu sua função procriadora, e a outra metade a está cumprindo ou vai cumprir. Aqui vamos definir dois grupos, o velho não procriador e o novo procriador. Se os 2.500 casais procriadores atingirem uma meta de cada um ter e criar 2 filhos, teremos como resultado que, quando esta geração envelhecer (se tornar não procriadora), a c

Sobre os Políticos

Há tempos estou à procura de uma fonte que me desse conteúdo a respeito desse personagem tão importante para as nossas vidas, mas que tudo indica estar cada vez mais distanciado de nós. Finalmente encontrei um local que me forneceu as opiniões que abasteceram a minha limitada profundidade no assunto: Uma entrevista no site Persuation, de Yascha Mounk, com o escritor, diplomata e político Rory Stewart.  Ex-secretário de Estado para o Desenvolvimento Internacional no Reino Unido, Rory Stewart é hoje presidente de uma instituição de caridade global de alívio à pobreza, a GiveDirectly (DêDiretamente em tradução Livre) e autor do recente livro How not to be a Politician, a Memoir (algo como "Como não ser um Político, um livro de Memórias"). A entrevista é longa e eu me impressionei com ela a ponto de me atrever a fazer um resumo. Pelo que entendi, com o livro Stewart faz uma descrição de suas experiências na política do Reino Unido. Ele inicia a entrevista falando da brutalidade

Civilidade e Grosseria

  Vamos iniciar este Post tentando ensaiar teatrinhos em dois países diferentes: País A O sonho do jovem G era ser membro da Força Aérea de A, mas na sua cabeça havia um impedimento: ele era Gay. Mesmo assim ele tomou a decisão de apostar na realização do seu sonho. O País A  não pratica a conscrição, ou seja, ninguém é convocado para prestar serviço militar. Ele está disponível para homens entre 17 e 45 anos de idade. G tinha 22 e entendeu que o curso superior que estava fazendo seria de utilidade na carreira militar. Detalhe: há décadas o País A tinha tomado a decisão de colocar todos os ramos militares em um único quartel, com a finalidade de aumentar o grau de integração e a logística. Isso significa a Força Aérea de A está plenamente integrada nas Forças de Defesa de A. Tudo pronto, entrevista marcada, o jovem G comparece à unidade de alistamento e é recebido com a mesma delicadeza que aquele empresário teria ao se interessar por um jovem promissor de 22 anos. Tudo acertado, surgi